A notícia não será propriamente aquela que os clientes europeus estariam à espera: a Tesla terá reduzido as metas de produção, na sua Gigafactory localizada na Alemanha, ficando-se pelos 4.350 carros produzidos semanalmente, em julho e agosto. Isto, depois de ter conseguido atingir as 5.000 unidades numa semana, em março.
A informação foi divulgada através de um relatório da Business Insider, elaborado com base em documentos internos da Tesla, assim como fontes que não quiseram ser identificadas.
Ainda segundo estas fontes, o objetivo da marca norte-americana de veículos elétricos passa, agora, por baixar ainda mais as metas de produção na Gigafactory de Munique.
Quanto aos 5.000 carros produzidos em marco, em Gruenheide, empregados da fábrica que pediram para não ser identificados terão garantido, também ao Business Insider, que esse resultado aconteceu, mas que foi um caso isolado.
A partir daí, contudo, os valores médios de produção ter-se-ão tornado bastante mais baixos.
Menos trabalhadores, menor produção
De resto e, de certa forma, a corroborar esta tendência, surge o anúncio, ainda em junho, por parte da Tesla, de que tinha operado um corte no número de trabalhadores temporários que estava a empregar, desde o início. Isto, por entender que já não eram necessários e apesar de ter sido com o contributo destes, que as metas vinham a ser alcançadas.
Com esta decisão, o Business Insider, que cita dados de um software que regista o fluxo de trabalho na fábrica alemã, garante que a Tesla acabou reduzindo a produção, em julho e agosto, para 870 carros por dia.
LEIA TAMBÉM
Primeiro semestre. Tesla Model Y lidera vendas de automóveis na Europa
Uma meta que, ainda assim, nem sempre terá sido alcançada, conforme demonstram os resultados alcançados no dia 25 de julho, em que terão sido produzidos apenas 629 carros, enquanto, no dia 28 de julho, a produção ficou-se pelos 806 veículos.
Aliás, terá sido a partir daí, segundo conta a mesma publicação, que os responsáveis da fábrica terão decidido fixar em 750, o número de carros a produzir por dia. O que, por outro lado, deveria permitir que saíssem de Gruenheide menos de 4.000 veículos por semana.
Tanto a Business Insider, como a Reuters, afirmam ter tentado obter um comentário a estes factos, junto da Tesla, mas que, da parte da empresa, ninguém terá estado disponível para comentar.
A promessa do milhão
Recorde-se que, ainda no passado mês de julho, a Tesla anunciou que estava a ponderar a expansão da capacidade de produção da sua fábrica nos arredores de Munique, para um milhão de unidades por ano.
Número que, a ser alcançado, implicaria que, da linha de montagem na Alemanha, saíssem uma média de 6.000 carros por semana.
Ainda assim e em defesa do fabricante norte-americano, vale a pena referir que este nunca disponibilizou qualquer cronograma de implementação destas metas, recusando-se, igualmente, a avançar quando é que esses números se tornariam realidade.