Tesla, Ford e GM podem acabar com padrão CCS na América do Norte

Após a Ford também a GM decidiu adotar a entrada de carregamento NACS da Tesla em vez da CCS, o que significa que esta última corre risco

Após a Ford também a GM decidiu adotar a entrada de carregamento NACS da Tesla em vez da CCS, o que significa que esta última corre risco de acabar na América do Norte. Em conjunto aqueles três fabricantes são responsáveis por 75% das vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos. 

Na sequência da adoção da Ford e da General Motors do sistema NACS (North American Charging Standard) da Tesla, o padrão de carregamento CCS1 (Combined Charging System) poderá ter o mesmo futuro sombrio na América do Norte que teve o ChaDeMo. O impacto poderá ser significativo porque aqueles três construtores detêm 75% das vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos.

Após um primeiro anúncio por parte da Ford foi agora a vez da General Motors ter chegado a um acordo com Tesla. De acordo com um comunicado oficial conjunto, a rede de supercarregadores da Tesla será disponibilizada aos utilizadores de veículos elétricos da General Motors, a partir de 2024, sendo que numa primeira fase será necessário um adaptador CCS1 para NACS. 

A General Motors vai começar a integrar a tomada NACS nos novos veículos elétricos a partir de 2025, para acesso direto aos supercarregadores Tesla sem adaptador.

Elétricos da General Motors vão usar supercarregadores Tesla

A General Motors também vai integrar a rede de supercarregadores Tesla nas apps dos seus veículos e dos smartphones, ajudando os utilizadores a localizarem mais rapidamente os postos de carregamento disponíveis, pagarem e iniciarem o carregamento. 

A General Motors também disponibilizará adaptadores (CCS1 para NACS) aos utilizadores de veículos compatíveis com NACS (tal com faz a Tesla). Este acordo é idêntico ao estabelecido entre a Ford e a Tesla e que irritou bastante a aliança CCS.

LEIA TAMBÉM
Veículos elétricos. Volkswagen não vai acompanhar Tesla nos preços

Quem ficou bastante satisfeito com este acordo foi o CEO da Tesla, Elon Musk. Se no início era uma solução proprietária da Tesla, e utilizada exclusivamente pelos automóveis da marca, vai-se espalhar pela América do Norte e tornar-se no padrão de carregamento em corrente alterna (CA) e contínua (CC) naquele continente.

Duas semanas "negras" para aliança CCS

O resultado principal para a indústria de veículos elétricos dos Estados Unidos (e da América do Norte) é que três construtores - Tesla, Ford, General Motors - acabaram com a entrada de carregamento CCS1 em apenas duas semanas. Dificilmente aquele sistema irá sobreviver porque a maioria dos veículos elétricos novos será equipada com a tomada de carregamento NACS.

No trimestre de 2023, a Tesla tinha uma quota de mercado de 60% das matrículas de veículos elétricos novos nos Estados Unidos, enquanto a da GM era de 7,7% e da Ford de 4,2%.

Como os maiores fabricantes de veículos elétricos decidiram adotar o padrão NACS, o futuro parece estar traçado na América do Norte. As outras marcas são demasiado pequenas ou chegaram tarde demais ao mercado para contrariarem esta tendência.