Para o CEO da Ford, Jim Farley, a pick-up da Tesla, a Cybertruck, não foi feita para trabalhar a sério, mas, sim, para as pessoas de Sillicon Valley. O responsável da marca de Dearborn faz questão de sublinhar a que Ford F-150 é uma "pick-up a sério e para pessoas a sério". E a polémica, pelos vistos, está instalada.
O CEO da Ford, Jim Farley, não está muito preocupado com o Tesla Cybertruck ou qualquer outro concorrente. Numa entrevista ao canal de televisão NBC e após ter explicado o acordo entre a Ford e a Tesla relativamente ao carregamento de veículos elétricos, o responsável máximo da marca de Dearborn expressou a sua opinião acerca das diferenças entre as pick-up F-150 e Cybetruck.
Para Jim Farley, aqueles modelos estão orientados para públicos-alvo distintos, assim como é a abordagem de Elon Musk a este segmento. "Se ele quer criar a Cybertruck para as pessoas de Sillicon Valley, excelente…É como ter um engraçado produto topo de gama estacionado à frente de um hotel. Mas nós não fazemos a nossa pick-up assim. Nós fazemos a pick-up para pessoas a sério que trabalham a sério, e isso é uma pick-up totalmente diferente".
Jim Farley quis evidenciar algo que parece óbvio: o Cybetruck é uma pick-up significativamente diferente da F-150, mesmo antes da Tesla anunciar as caraterísticas finais, opções e preços do seu modelo.
Procurar as semelhanças
A Cybetruck também não é nada parecida com a Ford F-150 Lightning. Ambas são pick-ip elétricas, mas enquanto uma delas foi construída de raiz como veículo elétrico e ainda não está à venda, a outra já foi lançada e está em produção há mais de um ano.
O estilo e a imagem de marca de ambos os modelos são diametralmente opostos. Cada um irá continuar a dirigir-se à sua legião de adeptos, mesmo que um deles nem sequer tenha entrado na linha de montagem.
A posição de Jim Farley pode parecer delicada. A Ford é uma concorrente direta da Tesla, mas ao mesmo tempo a duas empresas assinaram um acordo relativamente ao carregamento de veículos elétricos. A Ford irá integrar a tomada de carregamento North American Charging Standard da Tesla nos seus veículos.
Referindo-se concretamente a esta questão, Jim Farley afirma que não tem qualquer problema em ser "oportunista" quando se trata de obter vantagens para os clientes. "A nossa equipa não hesitou porque é bom para os clientes", sublinha.