A Tesla vai reforçar a sua oferta com dois novos modelos elétricos, incluindo um compacto e um comercial ligeiro, ao abrigo da estratégia "Tesla Master Plan Part 3", apresentada no dia do investidor.
A Tesla aproveitou a apresentação "Tesla Master Plan Part 3" para revelar a gama prevista para os próximos anos que inclui o lançamento de dois modelos modelos. Apesar de estarem tapados e de não ter sido avançada qualquer informação oficial, os primeiros rumores sugerem que se trata de um novo compacto e de um…comercial / minivan.
As imagens dos novos modelos da Tesla surgem ao do Cybertruck, sugerindo que o anúncio deve estar próximo. Curiosamente não houve qualquer referência ao Tesla Roadster, cujo lançamento deve ter sido adiado devido a uma maior aposta da marca em modelos mais prioritários.
Os modelos tapados não possuem qualquer indicação, mas juntamente com outras referências tudo indica que um deles consiste num comercial de mercadorias (furgão) e passageiros (minivan). Não se sabe se esse modelo terá qualquer relação com o robotaxi anunciado por Elon Musk no ano passado, o qual foi descrito como um modelo com uma imagem "bastante futurista".
No que se refere ao compacto elétrico, este contará com uma forma longa aerodinâmica, que inclui um capot comprido e uma linha de tecto descendente. O pára-choques dianteiro tem uma abertura semelhante ao Tesla Model 3/Y.
Segundo um relatório recente, a marca norte-americana pretende produzir até quatro milhões de unidades deste novo compacto elétrico até 2030, utilizando as gigafábricas nos Estados Unidos, México, Alemanha e China.
Baterias para cada segmento
O plano da Tesla prevê ainda a disponibilização de baterias em função do segmento. Assim, os modelos compactos deverão receber uma bateria com capacidade de 53 kWh de LFP que é menor do que a 75 kWh LFP presente no Model 3/Y.
Por outro lado, o novo comercial terá uma bateria de 100 kWh, cuja capacidade é idêntica aos veículos de maiores dimensões como o Tesla Model S/X e Cybertruck. Contudo, em vez de LFP (fosfato de lítio-ferro), a bateria maior utilizará High Nickel (cátodos de Níquel Manganês sem cobalto), uma tecnologia considerada mais adequada para veículos com maior autonomia.
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No que se refere a baterias ainda maiores, a Tesla considera que a capacidade de 300 kWh é suficiente para autocarros, a de 500 kWh LFP para camiões de distribuição (Semi Light) e a de 800 kWh para os camiões de longo curso (Semi Heavy).
No total, o mundo necessitaria de 112 TWh de baterias para fornecer energia ao 1,4 milhões de veículos que atualmente estão em circulação em todo o mundo, se, naturalmente, todos estivessem equipados com motores elétricos.