O capot de alguns modelos da Tesla fabricados entre 2013 e 2024 pode abrir em andamento devido a um problema no mecanismo de segurança do fecho. Para corrigir este problema, a marca já lançou uma atualização remota pelo que os proprietários não terão de se deslocar a uma oficina autorizada.
A Tesla tornou-se numa referência no segmento dos veículos elétricos, mas a qualidade de construção dos seus produtos nunca foi particularmente elevada, obrigando a marca fundada por Elon Musk a contactar os proprietários para levarem os seus veículos até uma oficina autorizada para corrigirem alguns problemas ou a fazer atualizações remotas de software.
O caso mais recente ocorreu nos Estados Unidos quando se detetou que alguns veículos Model 3, Model S, Model X e Model y construídos entre 2013 e 2014 podem não detetar que o capot não está fechado e consequentemente não alertar o condutor. O problema afeta cerca de 1,85 milhões de veículos.
A anomalia está relacionada apenas com software. Isto significa com o mecanismo de fecho fabricado na China pode não detetar que o capot não está trancado, não alertando o condutor para a situação potencialmente perigosa.
Apesar do capot ter um mecanismo de segurança para evitar que tape por completo visibilidade do pára-brisas, quando se entra na autoestrada existe a possibilidade do fluxo aerodinâmico provocar turbulência por baixo do painel e fazer o capot sair do lugar, penalizando a visão do condutor.
Atualização de software
Por esse motivo, a Tesla anunciou uma chamada para 1 849 638 veículos elétricos fabricados entre 2013 e 2024. Os carros afetados são o Model S de 2013 a 2024, o Model X de 2016 a 2024, o Model 3 de 2017 a 2024 e o Model Y de 2020 a 2024.
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A boa notícia para os proprietários é que não vai ser necessário levar a viatura a uma oficina autorizada da marca porque a Tesla já implementou uma atualização remota de software para corrigir a anomalia nas últimas semanas de junho.
Se juntarmos os 1,85 milhões de veículos afetados aos 2,55 milhões contabilizados no primeiro semestre de 2024, o número total de veículos afetados por recalls da Tesla este ano já vai em 4,4 milhões.