Tesla. Nova bateria percorrerá 1,6 milhões de kms e será mais barata

A norte-americana Tesla, desenvolveu uma bateria de 1,6 milhões de quilómetros, extremamente competitiva, em termos de custos.

A norte-americana Tesla terá desenvolvido uma nova bateria para os seus Veículos Elétricos (VE), que não só será capaz de durar 1,6 milhões de quilómetros, como, graças aos seus custos de produção substancialmente mais baixos, poderá vir a tornar os VE tão competitivos, em termos de preços, quando os veículos de combustão interna.

A norte-americana Tesla continua apostada em liderar o desenvolvimento dos veículos elétricos, assim como das respetivas baterias.

A demonstrá-lo, o anúncio que uma nova e revolucionária bateria, que promete, desde logo, uma vida útil verdadeiramente espantosa: cerca de 1,6 milhões de quilómetros. Mais especificamente, 1.609.344 km!

A Tesla promote tonar os carros elétricos mais competitivos
A Tesla promete tonar os carros elétricos mais competitivos

No entanto e mais importante que a durabilidade, é o facto desta bateria prometer ser muito mais barata, que as atuais baterias dos carros elétricos. Permitindo, dessa forma, que estes possam apresentar um preço, capaz de lhes permitir serem concorrenciais, face aos carros "regulares", de combustão interna.

LEIA TAMBÉM
Carros Elétricos. Tudo o que precisa de saber sobre baterias

De acordo com a agência Reuters, estas novas baterias de 1,6 milhões de quilómetros, irão começar a ser instaladas, já no final deste ano, ou no inicio do próximo. Começando por ser aplicadas no Tesla Model 3, fabricado na China.

Segundo as mesmas fontes, estas baterias começarão por ser instaladas nas unidades do Model 3 comercializadas no mercado chinês, uma vez que terão sido desenvolvidas em conjunto empresa chinesa CATL (Contemporary Amperex Technology Limited).

Os exemplares do Tesla Model 3 montados na China vão ser os primeiros as receber esta bateria de 1,6 milhões de quilómetros
Os exemplares do Tesla Model 3 montados na China vão ser os primeiros a receber esta bateria de 1,6 milhões de quilómetros

Embora estas baterias sejam lançadas, primeiro, na China, a intenção da Tesla é comercializá-las, igualmente, noutros mercados mundiais, recorrendo, contudo, a versões com maior densidade enérgica, maior capacidade, e sobretudo, com preços ainda mais baixos. Sendo que passarão a estar disponíveis, também, noutros modelos Tesla, além do Model 3.

Como é que a Tesla conseguiu baixar o preço de produção?

Por enquanto, ainda não foram revelados muitos detalhes sobre esta nova bateria de 1,6 milhões de quilómetros. No entanto, a diminuição dos custos, já tem uma explicação.

Segundo a marca, esta nova bateria conta com um baixo teor de cobalto, ou mesmo nenhum.

O cobalto é um metal extremamente caro, sendo, mesmo, o componente mais caro, utilizado nas baterias.

Como tal, a limitação da quantidade, ou até mesmo a eliminação pura e simples, enquanto parte dos componentes de uma baterias, constitui um passo importante para uma grande diminuição dos custos das baterias.

LEIA TAMBÉM
Carros Elétricos. Tudo o que precisa de saber sobre baterias

Para além deste fator, apenas se sabe que estas novas baterias contêm novos materiais, aditivos e novos revestimentos, que permitirão aumentar o tempo de vida útil, para a tal cifra de 1,6 milhões de quilómetros.