Numa altura em que o Governo alemão terá acabado, de forma inesperada, com os apoios à aquisição de veículos elétricos, a Tesla dar um presente de Natal aos seus clientes, através do anúncio de que assumirá, ela própria, o valor do apoio estatal. Mas, atenção: apenas nos Model 3 e Model Y, e desde que entregues até ao final do ano.
Segundo noticia o site Teslarati, a decisão da Tesla vem, assim, assegurar a manutenção dos descontos, até aqui assegurados pelo Estado alemão, nos preços dos Model 3 e Model Y. E que, de resto, já eram os dois modelos abrangidos pelos apoios estatais alemães.
Sobre os montantes, a mesma fonte refere que eram, até ao momento, de 4 500€ para o comprador, mais 2 250€ para o fabricante.
Na base da decisão da Tesla está o facto do Governo da Alemanha ter interrompido abruptamente a concessão dos apoios, depois de ter anunciado recentemente que estes só deixariam de estar disponíveis a partir do início de 2024.
Recorde-se que o Estado alemão começou por anunciar que iria deixar de apoiar a compra de carros elétricos, já a partir do início do próximo ano de 2024. Medida que, no entanto e ao contrário do previsto, terá entrado já em vigor, mesmo ainda antes do final de 2023, segundo refere um comunicado do
LEIA TAMBÉM
Lembra-se dele? Tesla promete produzir o modelo de 25 mil euros em Berlim
"No âmbito das negociações sobre o Fundo para o Clima e Transformação (KTF), foi decidido, a 13 de dezembro de 2023, acabar com o apoio dado através do chamado bónus ambiental, o mais breve possível", refere um comunicado do Ministério Federal dos Assuntos Económicos e Protecção Climática (BMWK) da Alemanha, citado pela Teslarati.
Desta forma e desde o passado dia 17 de dezembro de 2023, o organismo federal para a Economia e Controle das Exportações (BAFA) da Alemanha terá deixado de receber quaisquer pedidos para concessão do chamado bónus ambiental. Recusa que, no entanto, o Executivo imputa a uma "decisão do Tribunal Constitucional Federal da Alemanha, que obrigará à retirada de 60 mil milhões de euros do KTF".
Em resultado desta determinação,"os recursos financeiros da KTF para 2024 tiveram de ser reformulados", passando o organismo a deter "menos recursos", defende o Executivo.
Impedidos de beneficiar dos apoios estatais na aquisição de veículos que, muitos deles já se encontravam encomendados, os clientes da Tesla na Alemanha receberam, no entanto, a boa notícia de que a própria marca cobrirá esses valores. Desde que, note-se, estejam na disposição de aceitar receber os seus carros até 31 de dezembro.