A Tesla tem vindo a estar envolvida em várias controvérsias. Uma das mais recentes tem origem nos próprios proprietários de veículos da marca que a acusam de ter manipulado ilegalmente os valores dos conta-quilómetros para diminuir os tempos de garantia e, assim, evitar que tenha de pagar reparações nos veículos. Por esse motivo, um proprietário entrou com uma ação judicial contra a Tesla num tribunal da Califórnia.
Um proprietário californiano de um veiculo Tesla, que moveu uma ação judicial contra o fabricante, alega que comprou uma viatura usada da marca em dezembro de 2022 que marcava 36 772 milhas (59 179 km) no odómetro. Pouco depois necessitou que fossem efetuadas algumas reparações e foi então que se apercebeu de “padrões peculiares” no total do seu conta-quilómetros.
“A Tesla Inc sobreestima conscientemente as distâncias percorridas nos veículos Tesla ou, no mínimo, tolera uma substancial falta de precisão nas distâncias percorridas a favor da Tesla Inc, de tal forma que os odómetros nos veículos Tesla indicam distâncias maiores às que efetivamente foram percorridas”, alega a ação judicial movida por Nyree Hinton.