Da China para o mundo. Tesla de 25 mil dólares confirmado

Depois da promessa (não cumprida) de Elon Musk, agora é o presidente da Tesla China que diz que o Tesla de 25 mil dólares vai mesmo acontecer.

Parece que é desta: depois da "promessa" feita por Elon Musk, de que a Tesla lançaria um modelo abaixo dos 30 mil (dólares, euros, etc...), algo que acabou por não acontecer, eis que, agora, é o presidente da Tesla China, Tom Zhu, que vem garantir que, o prometido modelo, vai mesmo acontecer - agora, tendo como preço de referência os 25 mil dólares, e produzido na China, para o mundo!

Numa altura em que a Tesla aposta fortemente na China, não apenas para impulsionar a suas vendas globais, como também enquanto local preferencial de produção - a marca norte-americana anunciou já, inclusivamente, que os veículos destinados à Europa passarão a sair da Gigafactory de Xangai -, o presidente da Tesla China, Tom Zhu, deu uma entrevista ao canal estatal chinês Xinhua Net, em que abordou vários temas relacionados com a marca norte-americana de veículos automóveis 100% elétricos.

https://youtu.be/aH5leMWFBxI

Entre estes temas, Zhu acabou falando, igualmente, sobre o há muito prometido modelo mais pequeno e compacto da Tesla, cujo preço ficará abaixo dos 25 mil dólares (pouco mais de 20 mil euros, à cotação de hoje), para, não só confirmar que o veículo vai mesmo ser uma realidade, como também para anunciar que será produzido, precisamente, na China. Mais concretamente, na Gigafactory de Xangai.

LEIA TAMBÉM
Também para a Europa. Tesla Model 3 vai passar a ser importado da China

Garantindo que, embora produzido na China, o modelo será comercializado nos mais diferentes mercados do globo, Tom Zhu revelou ainda que o departamento responsável pelo seu desenvolvimento está já a ser montado na China. Sendo que, uma vez montado, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Tesla na China será também o primeiro da marca norte-americana, localizado fora dos EUA.

Implementação em tempo recorde

Recorde-se que a implementação da Tesla na China tem ocorrido num tempo verdadeiramente recorde. Desde logo, com a marca norte-americana a iniciar a produção do Model 3 com apenas a Fase 1 da Gigafactory de Xangai construída, tendo-se seguido, de imediato, o erigir da Fase 2, onde passou a ser produzido, de imediato, o novo crossover Model Y.

Perante a forma como têm vindo a correr as coisas, não é de duvidar que o futuro modelo venha a ser, muito rapidamente, uma realidade.

Ainda sobre o Tesla de 25 mil dólares, Tom Zhu garantiu que a Tesla China tem como objectivo "desenhar, desenvolver e produzir" um modelo totalmente original, destinado à comercialização nos mercados globais, ainda que e quanto ao preço, reconhecendo as discrepâncias existentes nos mais variados mercados e que fazem com que os preços dos veículos da marca norte-americana não sejam semelhantes em todos os pontos do globo onde são comercializados.

Hatchback com a mesma base do Model 3?

Finalmente e embora ainda sujeito a confirmação, notícias referem que este novo modelo poderá vir a apresentar uma configuração do tipo hatchback, com base na mesma plataforma do Model 3.

O futuro modelo de entrada na oferta da Tesla deverá dispor da mesma plataforma do Model 3

As mesmas fonte avançam, ainda, que o modelo deverá iniciar testes de estrada, ainda este ano, em princípio, lá mais para o final de 2021.