Terzo Millenio: O Lamborghini do futuro

Apresentar o futuro dos desportivos no terceiro milénio é o objetivo deste projeto da marca italiana, em colaboração com o MIT. O resultado é um poderoso bólide com quatro motores elétricos que tem o nome de Lamborghini Terzo Millenio. Tudo indica que o futuro do automóvel será, cada vez existem menos dúvidas, elétrico. Esta realidade não é exclusiva para os fabricantes generalistas, e mesmo as marcas de referência no campo dos desportivos começam já a preparar esse futuro. É o caso da Lamborghini, que escolheu como parceira para esta caminhada o famoso Instituto de Tecnologia do Massachussets, o MIT, e de que resultou agora o primeiro projeto. Trata-se do Terzo Millenio, que, como o próprio nome indica, pretende anunciar qual o futuro dos desportivos neste terceiro milénio. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/490260.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/490242.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/490244.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/490245.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/490246.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/490247.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/490253.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/490255.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/490258.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/490259.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/490260-11111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/490260-22222.jpg] A descoberta de novos materiais e de soluções para os motores elétricos, especialmente ao nível dos sistemas de armazenamento, são os pontos fulcrais da cooperação entre as duas entidades. No novo Lamborghini Terzo Millenio isso fica já demonstrado na interessante estrutura e também nas soluções de armazenamento de energia, com o recurso a supercondensadores que substituem as baterias.  

Motorização

O Lamborghini Terzo Millenio conta com quatro motores elétricos, uma solução que a marca afirma ter benefícios ao nível do binário instantâneo, a redução dos elementos mecânicos pela possibilidade de transferir energia por cabos e ainda oferecer maior liberdade aos designers e projetistas da área da aerodinâmica. Além disso, esta configuração garante desde logo a tração integral. A alimentar estas baterias estão supercondensadores de elevada capacidade, que são uma evolução dos supercondensadores de baixa voltagem que a marca estreou há cinco anos com o Aventador. Esta decisão deriva das vantagens destes componentes em relação às baterias convencionais, ao nível dos ciclos de carga e por não perderem rendimento com o passar do tempo. Para desfrutar de todo o potencial deste desportivo em pista passa a existir algo que a marca designa como "simulação de condução autónoma". Ou seja, apesar da marca já ter anunciado que será a última a avançar para os sistemas de piloto automático na utilização quotidiana, contempla recorrer a esta tecnologia como "um professor". Especificamente, quando o Lamborghini Terzo Millenio estiver em pista ele poderá inicialmente fazer as voltas sozinho, para ensinar ao condutor a melhor forma de atacar este circuito, e posteriormente projetar no vidro um "carro-fantasma" que o piloto deve seguir. A marca afirmou que o habitáculo contará com instrumentação virtual, embora não especificando como tal acontecerá. No entanto, a possibilidade de fazer surgir no vidro este "carro-fantasma" é uma pista que indicia a utilização de um sistema de projeção para oferecer as informações.  

Estrutura e Materiais

A casa de Sant'Agatta Bolognese é uma das maiores especialistas, no mundo automóvel, na utilização da fibra de carbono, recorrendo à designação Forged Composite para a sua versão deste material. Agora promete, com o MIT, levar esta matéria-prima ainda mais longe, algo que fica demonstrado no Lamborghini Terzo Millenio. O modelo conta com uma carroçaria em fibra de carbono, com o monocoque central a acomodar o habitáculo para dois passageiros e o sistema de acumulação de energia. Mas esta estrutura passa também a ter a ser uma fonte de alimentação para o desportivo, pois é referido que ela tem a capacidade de armazenar energia. No entanto, a marca ainda não esclareceu como tal acontece. Mas existe já uma explicação para outra característica futurista do Lamborghini Terzo Millenio, e que é a capacidade de autoregeneração da carroçaria. Para tal a estrutura passa a contar com microcanais internos por onde são enviados os químicos necessários para reparar qualquer fissura que surja na estrutura. E assim é garantido que o desportivo estará sempre nas mais perfeitas condições.