Foi a própria Renault a confirmar que, em condições muito invulgares e numa região muito específica, os blocos 1.5 DCi podem sofrer avarias que os obrigam a passar pelas oficinas "O painel de instrumentos parecia as luzes de Natal". Esta foi a reação de surpresa de um condutor belga quando chegou ao seu Renault Scenic, com apenas nove meses, e o encontrou avariado. Mas não foi caso único, com notícias de vários Renault que, numa região específica da Bélgica e em condições atmosféricas muito particulares, sofreram avarias no motor. O problema está na combinação entre baixas temperaturas e altas humidades, que faz com que a água condense dentro do intercooler, impossibilitando o carro de fazer a ignição. A própria Renault, através do responsável de imprensa em território belga, Karl Schuybroeck, confirmou a existência desta questão, afirmando que ela "afeta dezenas de veículos a cada inverno em zonas geográficas específicas e em condições meteorológicas muito particulares". E foi reconhecido que a reparação da viatura pode passar apenas pela substituição de um fusível ou então intervenções mais longas. No entanto, a marca referiu ainda que além de tentar resolver os problemas com os automóveis afetados com a máxima rapidez, que também está a garantir soluções alternativas como a disponibilização de viaturas de substituição para os condutores que fiquem com o carro imobilizado. Fonte: RTL + Autoplus.fr