Elétrico ou híbrido recarregável? Vantagens fiscais à parte, esta é uma dúvida que atormenta um número crescente de condutores na hora de trocar de viatura. E ainda há o Diesel. O gasóleo pode ter perdido muito do seu encanto, mas continua presente nas gamas das três carrinhas premium em confronto. Representa opções mais baratas, mais leves e aptas para devorar quilómetros de forma quase ininterrupta com consumos na casa dos 5 l/100 km.
No entanto, quando o tema é a eficiência as opções recaem instintivamente nas soluções eletrificadas. Seja uma conversão total à eletricidade, como novo BMW i5 eDrive40 Touring, ou parcial, como o Mercedes E 300 de Station, que junta a eficiência do motor Diesel a uma bateria de grande capacidade. Enquanto espera pela estreia do A6 Avant e-tron, agendada para o final de 2024, a Audi mantém-se no campo da eficiência com o A6 Avant 55 TFSIe Quattro. Sempre com tração integral e bloco de dois litros a gasolina associado a um motor elétrico, a carrinha A6 pode desenvolver 299 cv (50 TFSIe desde 75 794 €) ou os 367 cv da versão ensaiada.