Teaser. Mercedes-AMG anuncia novo SUV desportivo elétrico

A Mercedes-AMG acaba de confirmar o desenvolvimento do seu primeiro SUV desportivo totalmente elétrico, assente na sua plataforma AMG.EA. Será a resposta da marca alemã ao BMW XM e ao Porsche Cayenne Electric.

Com provas dadas no ramo dos SUV desportivos (como é o caso do ML 55 ou G 63, entre outros), a Mercedes-Benz acaba de anunciar o desenvolvimento de um SUV AMG totalmente elétrico, com chegada prevista para 2026.

Ao contrário dos últimos SUV desportivos da AMG, que têm sempre como ponto de partida um produto existente na gama Mercedes, este novo modelo vai ser construído de raiz pela divisão de competição da marca da estrela.

Será o segundo modelo do fabricante de Affalterbach a utilizar a plataforma elétrica AMG.EA, uma evolução da atual plataforma elétrica da marca alemã, de nome MB.EA, tendo sido modificada para acomodar dois motores elétricos, um em cada eixo.

O primeiro carro a utilizar a nova plataforma será a segunda geração do Mercedes-AMG GT Coupé de 4 portas, com lançamento também previsto para 2026.

A plataforma modular MB.EA dispõe de uma configuração de um motor elétrico com um peso de 24 kg e garantindo uma potência de 473 cv e 800 Nm de binário. Considerando que a nova estrutura AMG.EA é capaz de suportar dois motores elétricos, tendo por base uma arquitetura elétrica de 800V e bateria específica fabricada pela AMG, é previsível que seja capaz de produzir mais de 1000 cv.

Este novo Mercedes-Benz, de nome provisório “Born in Affalterbach”, será a resposta da marca de Estugarda a propostas como o BMW XM, o Lotus Eletre e o Porsche Cayenne elétrico, que ainda está por apresentar.

O novo modelo estará posicionado como o sucessor do atual Mercedes-AMG GLE 63, com a ressalva de, conforme a informação avançada pelo Autocar, ser uma proposta de maiores dimensões e mais luxuosa. Com um tamanho semelhante ao do protótipo Vision AMG Concept, apresentado há dois anos, com 5,1 metros de comprimento e uma distância entre eixos acima dos 3 metros.

Os primeiros testes de desenvolvimento arrancam neste inverno, segundo o noticiado pela marca.