O protótipo Team Fordzilla P1 vai ser apresentado no Festival de Velocidade de Goodwood, onde a Ford vai apresentar as suas propostas eletrificadas, incluindo o Mustang Mach-E GT e o Mustang Mach E 1400.
A Ford escolheu o Festival de Velocidade de Goodwood para apresentar publicamente uma réplica em tamanho real do radical modelo Team Fordzilla P1 de competição.
Este protótipo ostenta uma novíssima decoração que assinala o 55º aniversário da famosa vitória da Ford nas 24 Horas de Le Mans, quando a marca norte-americana conseguiu fazer ao pódio três dos seus Ford GT.
O Team Fordzilla P1 é o primeiro veículo de competição virtual concebido em colaboração entre uma comunidade de gaming e uma marca de automóveis. Quase 250.000 fãs votaram no Twitter para escolher alguns dos seus elementos, incluindo a posição do piloto, o estilo do cockpit e o grupo motopropulsor. Tudo isto levou à criação do derradeiro carro de corridas virtual, concebido puramente para proporcionar emoções de condução digitais.
O Team Fordzilla P1 apresenta uma cobertura do habitáculo idêntica ao de um caça e combina uma elaborada secção dianteira inspirada na do Ford GT, tendo uma traseira completamente exposta, de modo a destacar a sua aerodinâmica.
Compreender os clientes
O interior é igualmente radical, com unidades de alerta em LED para manter o condutor e o passageiro atualizados sobre o estado da pista, enquanto um ecrã integrado no volante permite a partilha de dados em direto com o muro das boxes.
"Para construir carros que os clientes adorem é preciso, em primeiro lugar, compreender verdadeiramente o que os clientes pretendem", explica Amko Leenarts, Diretor de Design na Ford Europa.
LEIA TAMBÉM
Ford Mustang Mach-e. A concorrência que se cuide
"Levámos esse pensamento ao extremo com o modelo de corridas Team Fordzilla P1 e aplicámos a mesma abordagem inovadora à criação do nosso Puma ST Gold Edition, exemplar que os clientes poderão começar a encomendar no final deste ano", adianta o responsável.
"É exatamente este tipo de design centrado no ser humano que nos vai levar a um nível totalmente novo de diversão na era eletrificada", acrescenta o Diretor de Design na Ford Europa.
Duas outras presenças
Além do Team Fordzilla P1, a Ford também vai levar ao Festival da Velocidade de Goodwood, o Mustang Mach-E GT e o Mustang Mach E 1400, dois modelos elétricos com caraterísticas desportivas, naquela que é a confirmação da marca do seu compromisso de que o prazer de condução que ajudou a definir gerações de veículos permanecerá no centro de uma nova era de produtos eletrificados e conectados.
O Mustang Mach-E GT - a versão de estrada de maior desempenho do SUV totalmente elétrico Ford Mustang Mach-E - faz a sua estreia em Goodwood, onde irá ocupar um lugar de destaque na famosa prova de Rampa.
O Mustang Mach-E GT oferece uma potência máxima de 487 cv, estando equipado com uma avançada suspensão adaptativa MagneRide e um sistema de travagem Brembo de alto desempenho, para resposta e agilidade dignas de um veículo desportivo.
Por seu lado, o Mustang Mach E 1400 resultou de dez mil horas de colaboração entre a Ford Performance e a RTR Vehicles, contando com sete motores para oferecer uma potência de 1419 cv e um único veio de transmissão que estabelece a ligação a diferenciais com enormes possibilidades de afinação para configurar o automóvel para todos os cenários, desde o drifting a corridas de alta velocidade em circuito.
O chassis e o propulsor estão também configurados para permitir a investigação de diferentes configurações e dos seus efeitos no consumo de energia e na performance, incluindo tração traseira, dianteira e integral.
O presidente e CEO da Ford, Jim Farley, irá demonstrar pessoalmente o verdadeiro potencial do prazer de condução dos propulsores totalmente elétricos ao enfrentar a Rampa de Goodwood no inédito protótipo Mustang Mach-E 1400.