E se lhe disséssemos que o carro mais seguro do mundo é o Tango T600?

Considerado o carro mais seguro do mundo e que teve como primeiro cliente o ator George Clooney, o Tango T600 foi um verdadeiro desastre

Considerado o carro mais seguro do mundo e que teve como primeiro cliente o ator George Clooney, o Tango T600 foi um verdadeiro desastre em termos comerciais. Consegue imaginar porquê?

Os mais recentes automóveis oferecem um elevado nível de segurança que se deve à presença de vários sistemas ativos de assistência à condução. Algumas marcas procuram ser a referência neste domínio, embora a Commuter Cars não seja a primeira que venha à ideia.

De acordo com aquela empresa norte-americana, na sua linha de produção nasceu o "veículo mais seguro do mundo", mas que também foi um dos maiores fracassos comerciais da indústria automóvel. 

Tango T600. What else? - eis a questão de George Clooney

O Tango T600 é um pequeno veículo elétrico que, em meados da década de 2000, foi desenhado, desenvolvido e produzido pela start-up Commuter Cars. Todavia, nos 22 anos de história da empresa só viram a luz do dia…12 unidades. Nunca chegou a desapontar, apesar da empresa o ter classificado como o "automóvel mais seguro do mundo" e da primeira unidade ter sido entregue ao ator e estrela de Hollywood George Clooney.

O Tango T600 também não viu aumentar a sua popularidade depois de ter aparecido num dos primeiros episódios de Silicon Valley, da HBO.

Ai o preço!

Um dos motivos apontados para o desastre comercial era o preço exorbitante. Naquela altura, o custo de produção de cada unidade era de 420.000 dólares e o preço de venda de 120.000 dólares (cerca de 113.500 euros ao câmbio atual).

Valor excessivo para um veículo que tem as dimensões de uma mota: um metro de largura e 2,5 metros de comprimento. Na mesma faixa de rodagem cabiam dois Tango T600.

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A linha motriz era constituída por dois motores elétricos que podiam desenvolver uma potência combinada até 810 quilómetros, permitindo a este veículo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 283 km/h. A autonomia era de 130 quilómetros.

Estrutura cumpre normas NASCAR

O elevado nível de segurança era assegurado por algumas caraterísticas pouco ortodoxas, mas eficazes. Assim, toda a arquitetura da bateria do Tango T600 pesa 997 quilos e está localizada no piso do veículo. Isto faz com que seja quase impossível capotar. Segundo a Commuter Cars, o veículo obteve uma classificação de cinco estrelas no limite da capotagem, valor igual ao do Porsche 911. 

Tango T600 na cidade de Auckland, na Nova Zelândia

Além disso, tem uma estrutura anti-capotamento desenhada para cumprir as normas NASCAR da altura e assentos Sparco com fixação de arnês de vários pontos.

O Tango T600 foi avaliado pelas maiores agências de segurança dos Estados Unidos. Contudo, não tem as classificações do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) que avalia, por exemplo, a resistência aos choques frontais e laterais nem da NHTSA (Administração Nacional de Segurança do Trânsito nas Estradas).