Considerado o carro mais seguro do mundo e que teve como primeiro cliente o ator George Clooney, o Tango T600 foi um verdadeiro desastre em termos comerciais. Consegue imaginar porquê?
Os mais recentes automóveis oferecem um elevado nível de segurança que se deve à presença de vários sistemas ativos de assistência à condução. Algumas marcas procuram ser a referência neste domínio, embora a Commuter Cars não seja a primeira que venha à ideia.
De acordo com aquela empresa norte-americana, na sua linha de produção nasceu o "veículo mais seguro do mundo", mas que também foi um dos maiores fracassos comerciais da indústria automóvel.
O Tango T600 é um pequeno veículo elétrico que, em meados da década de 2000, foi desenhado, desenvolvido e produzido pela start-up Commuter Cars. Todavia, nos 22 anos de história da empresa só viram a luz do dia…12 unidades. Nunca chegou a desapontar, apesar da empresa o ter classificado como o "automóvel mais seguro do mundo" e da primeira unidade ter sido entregue ao ator e estrela de Hollywood George Clooney.
O Tango T600 também não viu aumentar a sua popularidade depois de ter aparecido num dos primeiros episódios de Silicon Valley, da HBO.
Ai o preço!
Um dos motivos apontados para o desastre comercial era o preço exorbitante. Naquela altura, o custo de produção de cada unidade era de 420.000 dólares e o preço de venda de 120.000 dólares (cerca de 113.500 euros ao câmbio atual).
Valor excessivo para um veículo que tem as dimensões de uma mota: um metro de largura e 2,5 metros de comprimento. Na mesma faixa de rodagem cabiam dois Tango T600.
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A linha motriz era constituída por dois motores elétricos que podiam desenvolver uma potência combinada até 810 quilómetros, permitindo a este veículo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 283 km/h. A autonomia era de 130 quilómetros.
Estrutura cumpre normas NASCAR
O elevado nível de segurança era assegurado por algumas caraterísticas pouco ortodoxas, mas eficazes. Assim, toda a arquitetura da bateria do Tango T600 pesa 997 quilos e está localizada no piso do veículo. Isto faz com que seja quase impossível capotar. Segundo a Commuter Cars, o veículo obteve uma classificação de cinco estrelas no limite da capotagem, valor igual ao do Porsche 911.
Além disso, tem uma estrutura anti-capotamento desenhada para cumprir as normas NASCAR da altura e assentos Sparco com fixação de arnês de vários pontos.
O Tango T600 foi avaliado pelas maiores agências de segurança dos Estados Unidos. Contudo, não tem as classificações do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) que avalia, por exemplo, a resistência aos choques frontais e laterais nem da NHTSA (Administração Nacional de Segurança do Trânsito nas Estradas).