Variante descapotável do pequeno SUV fabricado em Palmela, o Volkswagen T-Roc Cabrio chega a Portugal em meados do segundo trimestre de 2020, ou seja, durante o mês de Maio. Entretanto, foram já revelados os preços, que começam nos 32.750€.
Primeiro crossover descapotável no segmento dos SUV compactos, o Volkswagen T-Roc Cabrio aposta, basicamente, nas mesmas linhas da variante de carroçaria fechada. Embora e neste caso, com a aliciante extra de um tejadilho em capota de lona de três camadas e acionamento elétrico, cuja operação de abertura e fecho pode ser efetuada até aos 30 km/h.
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Solução fornecida pela Karmann, a mesma empresa com quem a Volkswagen trabalhou no Beetle Cabrio e Golf Cabrio, a capota de lona do T-Roc pode ser accionada, pressionando o botão na consola central ou, então e quando com sistema Keyless, na chave. Demorando cerca de nove segundo a abrir, e onze segundos a fechar, num processo acompanhado sempre de um sinal acústico.
Quando recolhida, a capota fica acomodada num espaço próprio, por cima da bagageira, a qual continua, ainda assim, a oferecer 280 de capacidade de carga. Sendo que, opcionalmente, o proprietário também pode equipar o carro com um corta-vento, para um maior conforto nas viagem.
Segurança não foi esquecida
Sem pilares central e traseiro que garantam uma maior proteção dos quatro ocupantes (2+2), o Volkswagen T-Roc Cabrio viu a sua rigidez torcional reforçada com aço de alta resistência, tanto longitudinalmente como transversalmente, ao mesmo tempo que passou a dispor de dois painéis, integrados por detrás dos encostos de cabeça traseiros, que "irrompem" numa fração de segundo, sempre que o carro fica em risco de capotamento.
De resto e ainda sobre o equipamento, o SUV descapotável alemão apresentar-se-á, entre nós, com duas linhas de equipamento – Style e R-Line -, a primeira das quais, a somar jantes em liga leve de 17 polegadas "Mayfield", volante multifunções em couro, espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, Adaptative Cruise Control, ParkPilot, sistema de navegação DiscoverMedia com Streaming e internet, We Connect Plus (um ano), ar Condicionado Climatronic e Wireless App Connect.
Por sua vez, a linha R-Line acresce à versão Style Driver Assistance Package, Traffic Jam Assist/EmergencyAssist, faróis dianteiros em LED, Light Assist, ParkAssist com câmara traseira, jantes em liga leve de 18 polegadas "Sebring", Digital Cockpit e Kit R-Line.
Apenas a gasolina
Falando de motores, uma oferta que se resume, apenas, a motorizações a gasolina, de três e quatro cilindros, traduzidas, no lançamento, num 1.0 TSI de 115 cv e num 1.5 TSI de 150 cv. Ambos apenas com tração dianteira e caixa manual de seis velocidades de fábrica, embora a motorização mais potente possa igualmente acoplar a conhecida caixa automática DSG de sete velocidades.
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No caso do tricilíndrico 1.0, o anúncio de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11,7s e de uma velocidade máxima de 187 km/h, com consumos de 6,3 l/100 km e emissões de CO2 de 143 g/km. Já o quatro cilindros 1.5 TSI de 150 cv, promete 9,6s nos 0 aos 100 km/h e 205 km/h de velocidade máxima, com consumos de 6,4 l/100 km e 146 g/km de CO2.
A partir de 32.750 euros
Finalmente, e quanto a preços, o novo Volkswagen T-Roc Cabrio chega em meados do segundo semestre de 2020 - Maio, muito provavelmente... -, com a seguinte estrutura de valores:
Motor | Style | R-Line |
1.0 TSI 115 cv | 32.750€ | - |
1.5 TSI 150 cv | 35.750€ | - |
1.5 TSI 150 cv DSG | - | 43.030€ |