No famoso teste do alce e equipado com a mais recente motorização microhíbrida de 1,4 litros, o Suzuki Vitara passou com distinção, graças a uma direção precisa e direta.
O Suzuki Vitara é um dos pouco crossovers subcompactos que se encontram em comercialização com motor híbrido e tração integral. Em 2020, este SUV recebeu uma motorização microhíbrida (mild-hybrid) que veio substituir a anterior puramente a gasolina que estava disponível no mercado europeu.
O Suzuki Vitara eletrificado não é um veículo particularmente rápido, mas surpreende pela positiva nas curvas. Os espanhóis do km77.com decidiram fazer o teste do alce com o novo Vitara equipado com aquela linha motriz. O bloco de 1,4 litros com tecnologia micro-híbrida desenvolve cerca de 130 cv e um binário de 235 Nm.
Será de referir que só existe mais um crossover subcompacto com tracção integral e motor híbrido na Europa é o Toyota Yaris Cross. Também está disponível do Suzuki S-Cross, mas é ligeiramente maior e mais caro do que o Vitara.
Este último monta pneus Continental EcoContact 5 na dimensão 215/55 R17, que são para aplicação em estrada, não tendo quaisquer aspirações em todo-o-terreno, o que significa que devem proporcionar a melhor aderência para contornar os cones durante o teste do alce.
Sucesso até 75 km/h
Na primeira tentativa, o condutor não tocou em qualquer cone a uma velocidade de 74 km/h. O Vitara permaneceu firme e o condutor afirma que é fácil manter a trajetória, graças à direção direta do crossover. O sistema eletrónico de estabilidade também é bastante eficaz na diminuição de velocidade do veículo, tornando ainda mais fácil o seu controlo.
LEIA TAMBÉM
Tesla Model 3 faz teste do alce sem coiçes (com vídeo)
Na segunda tentativa, a velocidade aumentou ligeiramente - e embora se verifique uma maior sobreviragem - o veículo ainda consegue fazer o teste sem tocar nos cones. A velocidade mais elevada registada com sucesso foi de 75 km/h.
Mesmo nas tentativas falhadas, leia-se acima daquela velocidade, o Vitara continua a ter reações previsíveis e a oferecer uma sensação de segurança. O SUV da Suzuki causa ainda uma melhor impressão no slalom de 18 metros.