A Suzuki decidiu manter o Vitara em comercialização na Europa durante mais alguns anos e introduziu a terceira atualização no seu SUV-B, que inclui uma secção frontal revista, um novo sistema de informação e comunicação, e mais equipamentos de segurança.
Contrariando alguns rumores que corriam, a Suzuki não vai acabar com o modelo Vitara na Europa e introduziu mesmo uma nova atualização no seu SUV de segmento B, que inclui uma secção frontal redesenhada, um novo sistema de informação e comunicação e um reforço no equipamento de segurança. No capítulo mecânico não há alterações, continuando disponíveis as mesmas opções híbrida e híbrida suave (mild-hybrid).
A quarta geração do Vitara já tem cerca uma dez anos, tendo sido lançada originalmente em 2014. Este SUV recebeu uma primeira renovação em 2018, seguindo-se a introdução da tecnologia híbrida suave em 2020 e uma motorização híbrida em 2022.
A mais recente atualização do Vitara teve o objetivo de "refrescar" a imagem exterior e introduzir mais tecnologia no habitáculo. A Suzuki espera que estas alterações mantenham o Vitara relevante durante mais alguns anos no segmento dos SUV-B.
O novo Vitara pode ser reconhecido instantaneamente, mas um olhar mais atento revela um conjunto de alterações. O pára-choques dianteiro redesenhado parece mais limpo, graças às luzes de circulação dianteiras mais finos graças aos DRLs mais finos nas laterais e à ausência dos faróis de nevoeiro. A grelha também foi redesenhada e a entrada de ar maior com moldura em preto faz lembrar uma barra de proteção.
Mais equipamento
O interior do Vitara já começava a acusar o peso dos anos pelo que a Suzuki decidiu proceder a uma atualização no painel de bordo. Apesar do quadro de instrumentos analógico ter permanecido, a Suzuki introduziu um novo sistema de informação e comunicação com ecrã tátil de 9". O sistema tem ligações USB, Bluetooth, conectividade Wi-Fi e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. Além disso também permite o acesso a algumas funções do veículo através do smartphone do proprietário.
À semelhança da maioria dos modelos da Suzuki na Europa, o Vitara já vinha com alguns sistemas de assistência à condução, mas com a nova atualização passou a contar com mais alguns.
A dotação de série compreende o Dual Sensor Brake Support II, que consiste em dois (uma câmara monocular e um sensor de laser) para determinar se existe risco de colisão com um veículo ou peão, sistema de monitorização do condutor, regulador adaptativo da velocidade de cruzeiro, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de manutenção da faixa de rodagem.
Mesmos motores
No capítulo mecânico também não houve alterações, incluindo as motorizações híbrida suave e híbrida, com o sistema de 48 volts a acrescentar mais 14 cv, a qual se encontra associada a uma caixa manual de seis velocidades que pode enviar a potência para as rodas dianteiras ou para as quatro rodas (AllGrip Select 4WD).
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A outra opção é a motorização híbrida, associada a uma bateria maior de iões de lítio de 140V. O motor aspirado de 1,5 litros debita uma potência de 101 cv e o motor elétrico desenvolve 33,4 cv. A potência combinada é de 116 cv, transmitida às rodas por uma caixa automática de seis velocidades.
O renovado Vitara vai ser comercializado no mercado europeu a partir do verão e os preços serão conhecidos mais perto do lançamento.