A Suzuki entrou em 2019 com um importante reforço de argumentos do Vitara 1.4 VVT 4X4. Aos retoques estéticos da praxe juntou mais ajudas eletrónicas e uma promoção no valor de 2700 euros
Completada a primeira metade do ciclo de produto, o novo Suzuki Vitara recebeu uma merecida atualização.
Nada de muito profundo, visto que o modelo apresentado em 2015 continua a ser um dos mais competentes do segmento. Recebe quatro adultos mais um com conforto, oferece 375 litros de bagageira, tem comportamento equilibrado e um nível de equipamento bastante completo.
Faltavam apenas aqueles pormenores distintivos que o fizessem sobressair no meio do trânsito. Elementos como uma nova grelha, óticas LED ou um elegante sublinhado cromado para os faróis de nevoeiro.
No interior, com o nível de equipamento GLX, o outro disponível para este motor 1.4 VVT de 140 cv é o GLE, encontramos aplicações em pele no forro dos bancos e um relógio analógico ao centro do tablier.
No painel de instrumentos, um ecrã a cores de 4,2'' apresenta uma animação referente a cada um dos quatro modos de condução do sistema de tração integral Allgrip. Normal, Neve, Sport e Bloqueio (reparte o binário pelos dois eixos) selecionam-se a partir de um comando na consola central.
Equipamento completo
Ao lado, dominando o tablier, um ecrã tátil de boa leitura e utilização intuitiva controla o entretenimento, a integração com o smartphone, parcial por Bluetooth ou total por cabo, apresenta as imagens da câmara traseira e no nível de equipamento GLX inclui navegação.
A este "miminho", o Vitara GLX acrescenta elementos de segurança como a travagem de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, alerta anti-fadiga, reconhecimento de sinais de trânsito, deteção de ângulo morto e alerta de tráfego posterior.
Com 140 cv e tração integral, o Suzuki Vitara 1.4 VVT tem uma dinâmica interessante, que só não é mais divertida porque a caixa manual de seis velocidades é muito longa e o motor não respira bem nos regimes elevados.
É suficientemente rápido para ultrapassar sem ser preciso pensar duas vezes, mas se perde o momento na entrada para uma curva mais fechada não tem binário para recuperar velocidade.
O modo Sport melhora a resposta do acelerador, que pouco pode fazer perante o escalonamento longo da caixa. Como não há chama nos regimes elevados, a redução não é solução.
Balanço tranquilo
Todo este entusiasmo parece deslocado num crossover sem pretensões desportivas. No entanto, justifica-se pela garra do Suzuki Vitara 1.4 VVT, que curva muito bem, com a neutralidade da tração integral a ser apenas vencida pelo arrastar da frente nas transferências de massas mais bruscas.
É a consequência natural da afinação macia da suspensão, a permitir um balanço tranquilo e incompatível com a condução desportiva.
Resistindo ao apelo dinâmico, o Vitara 1.4 VVT Allgrip é um crossover equilibrado.
O motor mal se ouve, evidenciando o ruído aerodinâmico produzido pelos espelhos, o toque ligeiro da direção reforça a sensação de conforto e os consumos são moderados. Com exceção dos 9 l/100 km registados em circuito urbano, ficam sempre abaixo dos seis litros, registando uma média final de 7,4 l/100 km. Um decilitro abaixo da média oficial segundo o ciclo WLTP!
Beneficiando de uma campanha de financiamento, no valor de 2700 €, o Vitara 1.4 VVT AllGrip ensaiado custa 25 508 €. Valor que, sem a tração integral e com o equipamento GLE, pode baixar dos vinte mil euros.
Ensaio publicado na íntegra na Turbo 450