O compacto desportivo da Suzuki, Swift Sport, passou a estar disponível com um sistema híbrido ligeiro de 48V, que não só reduz os consumos e as emissões, como também reforça o prazer de condução. O novo desportivo da Suzuki já está disponível em Portugal com preço especial de lançamento 23.222 euros.
Além do SUV híbrido compacto Ignis, que está está disponível no mercado nacional com preços a partir de 15.513 euros, a Suzuki também rejuvenesceu o seu icónico compacto desportivo, Swift Sport.
Este compacto desportivo já pode ser encomendado nos concessionários da marca, sendo proposto por 23.222 euros durante a campanha especial de lançamento, isto é, menos dois mil euros do que o preço de tabela.
LEIA TAMBÉM
Suzuki Ignis. Renovado o SUV híbrido mais acessível do mercado
A principal novidade consiste na introdução do sistema "mild-hybrid" de 48V em associação com o motor a gasolina de 1,4 litros - solução estreada no Vitara e no S-Cross - que permitiu reduzir os consumos e as emissões, mantendo, no entanto, inalterado o caráter desportivo do Swift Sport.
O sistema SHVS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki) é constituído por um motor / gerador, denominado ISG (Integrated Starter Generator), uma bateria de iões de lítio e um conversor de 48V a 12V DC/DC.
O SHVS incorpora novas funções para melhorar a entrega adicional de binário e a assistência à condução. O motor elétrico disponibiliza binário ao motor de combustão na fase de aceleração, aumentando a sua suavidade até à entrada em ação do turbocompressor.
Outra funcionalidade consiste na possibilidade de redução do consumo de combustível nas fases de desacelaração, graças à utilização do motor elétrico.
Atualização do motor de 1,4 litros
O novo sistema SVHS encontra-se associado ao motor a gasolina de 1,4 litros, que também foi atualizado. Entre as principais melhorias técnica introduzidas no propulsor K14D Boosterjet, incluem-se o aumento da taxa de compressão, a sincronização da válvula de admissão elétrica e a recirculação dos gases de escape refrigerados.
O novo motor desenvolve uma potência de 129 cv às 5500 rpm e um binário de 235 Nm às 2000 rpm. Em conjunto com os 10 kW (13,6 cv) e 53 Nm adicionais proporcionados pelo sistema híbrido, o arranque melhorou e a resposta é mais rápida às solicitações do acelerador. Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,1 segundos e uma velocidade máxima de 210 km/h.
Outra vantagem do sistema híbrido ligeiro consiste na otimização dos consumos e das emissões, com uma média de 5,6 l/100 km e 127 g/km em ciclo combinado WLTP, respetivamente.
Novos sistemas de assistência
O novo Suzuki Sport recebeu novos sistemas de assistência à condução, que resultaram da combinação de uma câmara monocular e um sensor laser, Dual Sensor Brake Support.
Além dos sistemas que já integravam o modelo anterior como o sistema de travagem de emergência com deteção de peões, o alerta de mudança de faixa rodagem, o novo Swift Sport oferece ainda a deteção do ângulo morto, o alerta de tráfego traseiro e o reconhecimento dos sinais de trânsito.
O novo modelo mantém o painel de instrumentos desportivo, constituído por ecrã central LCD de 4,2 polegadas e que fornece um vasto conjunto de informações, incluindo a temperatura do óleo e indicador de turbo.
Em termos de conectividade vem equipado dispõe de um écran táctil de 7" multifunções com tecnologia bluetooth para efetuar chamadas em "mãos livres" ou ouvir música em streaming. Este sistema multimédia é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
O equipamento de conforto compreende o arranque sem chave, os bancos desportivos e aquecidos, o ar condicionado automático, o controlo de pressão de pneus, vidros escurecidos, kit exterior específico, rádio digital com entrada USB, retrovisores rebatíveis eletricamente, volante multifunções, entre outros.
O novo Suzuki Swift Sport está disponível nos concessionários da marca a partir de 25.222 euros. Na campanha de lançamento, o cliente beneficia de uma redução de dois mil euros sobre o preço de venda ao público.