Suzuki Swift Sport Hybrid: Híbrido suave

Com 129 cv e consumos de 5,6 l/100 km, o novo Suzuki Swift Sport Hybrid é um desportivo tão suave como o sistema híbrido que utiliza.

Se há rótulos que se devem evitar, outros há que se devem promover. O Suzuki Swift Sport Hybrid pertence a esta última categoria. Uma transformação muito ligeira, apenas o suficiente para cumprir as normas de emissões e conquistar as benesses associadas aos veículos híbridos.

Transformar o Swift Sport num híbrido pode ser um processo relativamente simples, mas não é isento de compromissos. Muito focada nas emissões, a conversão suavizou o comportamento do pequeno Suzuki.

O sistema híbrido elimina o atraso do turbo e mantém os consumos sob controlo

Motor 1.4 de 129 cv

Mantém o motor a gasolina 1.4 Booster jet, mas vê a potência cair dos 140 cv para os 129 cv. O binário sobe para os 235 nm e a caixa manual de seis velocidades apresenta o curso 10% mais curto, mas não há como evitar ser um segundo mais lento no arranque até aos 100 km/h.

Interior do Suzuki Swift Sport Hybrid
Interior simples e funcional. O ecrã do tablier pode espelhar smartphones
com Apple CarPlay ou Android Auto

Com um tempo de 9,1 segundos para a prova de sprint, o preço passa a ser a principal arma do Suzuki Swift Sport Hybrid. Proposto por 20 222, já com desconto promocional de 3000 €, é quase dez mil euros mais barato que concorrentes como o Ford Fiesta ST ou o VW Polo GTI, ambos com 200 cv.

Ponteiras de escape do Suzuki Swift Sport Hybrid
As ponteiras de escape cromadas marcam a traseira

Por detrás do sistema Smart Hybrid Vehicle by Suzuki, encontra-se um motor elétrico de 13,6 cv, acionado por correia e alimentado por uma bateria de iões de lítio alojada sob o banco do condutor. O sistema não permite condução EV, mas elimina o atraso do turbo.

Exemplo de progressividade

Com efeito, o Suzuki Swift Sport Hybrid é um exemplo de progressividade. Perfeito para a condução quotidiana, mas excessivamente tranquilo para uma boa estrada secundária. Continua a mover-se como um todo, recompensando os condutores mais empenhados com uma dinâmica apurada. No entanto, fica sempre a sensação de que há muito mais chassis que motor…

Jante de 17'' do Suzuki Swift Sport Hybrid
As jantes de 17'' são específicas da versão Sport

Por outro lado, conduzido sem grandes preocupações com médias, afinal estamos no verão e o sistema híbrido desliga o compressor do ar condicionado em sintonia com o motor, não tivemos dificuldade em igualar os 5,6l/100 anunciados.