Apresentada ao mercado em 2016, a terceira geração do Suzuki Swift prepara-se agora para mostrar a sua mais recente renovação, já no próximo Japan Mobility Show. Sendo que, enquanto o momento não chega, a marca mostrou a imagem de concept que, acreditamos, pouco ou nada diferirá da versão de produção.
Para já conhecida apenas através de uma só imagem, a verdade é que, a unidade rotulada de concept, parece ter já tudo definido, para passar à produção. E com várias novidades que vale a pena destacar.
Entre as alterações, está, por exemplo, uma nova grelha frontal, mais pequena e redesenhada, na qual surge agora um sensor de radar montado na parte superior, além de uma câmara, colocada mais abaixo. Opções que também obrigam, por outro lado, à passagem do 'S' da marca, para a extremidade de um capot que parece mais curto e arredondado.
Igualmente renovadas, foram as ópticas dianteiras, com o Swift a manter, ainda, a opção por faróis de nevoeiro independentes e colocados mais abaixo, no pára-choques.
Já nas laterais, a única imagem agora divulgada revela a colocação de um emblema 'Hybrid' no pára-lamas dianteiro, assim como de uma câmara, integrada na parte inferior dos retrovisores.
LEIA TAMBÉM
Gratuita por três anos. Suzuki Portugal disponibiliza app Suzuki Connect
Reposicionadas foram, ainda, as pegas das portas traseiras, as quais deixaram a zona junto ao vidro da porta e ao pilar C, para passarem a ocupar aquela que é a posição tradicional na maioria dos automóveis.
Quanto ao espaço junto ao vidro lateral, passa a ser ocupado por um segundo vidro, mais pequeno e fixo, favorecendo, assim, a luminosidade.
Embora a Suzuki não mostre as possíveis alterações que terão sido feitas na traseira, fotos-espia já divulgadas pela imprensa internacional, de veículos de desenvolvimento fortemente camuflados, deixam antever a adopção de farolins mais largos e que se estendem até ao portão traseiro, mantendo-se a terceira luz traseira, abaixo do espaço para a matrícula.
Com o olho no desaparecimento dos rivais
Recordar, ainda, que a Suzuki deverá continuar a comercializar o Swift na Europa, também com o objectivo de aproveitar o espaço deixado vago com o desaparecimento do Ford Fiesta.
De resto, a própria Volkswagen chegou a admitir a possibilidade de acabar com as suas propostas para o segmento B - Volkswagen Polo, Seat Ibiza e Skoda Fabia -, devido ao então demasiado exigente Euro 7. Norma anti-emissões que, entretanto, foi suavizada, abrindo caminho à possibilidade de manutenção deste tipo de propostas, com motores de combustão a gasolina.
Quanto à apresentação oficial deste restyling, deverá ter lugar no próximo Japan Mobility Show 2023, cujas portas abrem já no próximo dia 25 de outubro, em Tóquio.