Depois do concept. Suzuki apresenta o novo Swift... no Japão

Depois da apresentação do concept, a Suzuki acaba de mostrar a versão de produção do próximo Swift, para o mercado do Japão.

Depois da apresentação, no último Japan Mobility Show, ainda enquanto concept, eis que a Suzuki acaba de mostrar a versão de produção do próximo Swift, para já, apenas para o mercado do Japão. Mas que também não deverá ser muito diferente da versão para a Europa, onde deverá chegar já em 2024.

Mostrado, pela primeira vez, há apenas algumas semanas, no outrora conhecido como Salão Automóvel de Tóquio, o novo Suzuki Swift confirma-se, agora, como uma evolução do modelo atualmente em comercialização, sem cortes radicais no estilo, mas reafirmando, sim, os princípios estéticos que têm ajudado a construir a imagem daquele que é uma das propostas de maior sucesso na marca de Hamamatsu.

O novo Suzuki Swift opta, em termos estilísticos, por uma evolução na continuidade
O novo Suzuki Swift opta, em termos estilísticos, por uma evolução na continuidade

A confirmar esta opção, uma imagem exterior pouco alterada, a não ser na iluminação dianteira mais quadrada, na grelha frontal reformulada e, principalmente, nas pegas mais convencionais que passam a figurar nas portas traseira. Sendo que, no caso específico das versões eletrificadas, a diferenciação é igualmente feita através de um acabamento cromado na grelha e da colocação de emblemas específicos nos pára-lamas dianteiros.

LEIA TAMBÉM
Evolução em vez de revolução. Suzuki revela protótipo do novo Swift

Quanto às cores exteriores, a informação oficial agora divulgada para o mercado japonês, onde o modelo começará por ser comercializado, aponta no sentido de que o novo Swift venha a dispor de uma palete de 9 cores, com quatro delas a permitirem uma decoração bicolor, com tejadilho e pilares em preto.

Interior retocado

Anunciando dimensões muito semelhantes às do modelo atual (3,86 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,50 m de altura e 2,45 m de distância entre eixos), o que também faz supor a manutenção, embora numa versão mais evoluída, da atual arquitectura Heartect, o Swift estreia ainda e já no interior, um novo ecrã central de 9 polegadas, a par de novos revestimentos no tablier, novos comandos de climatização (partilhados com outros modelos da marca) e um novo travão de estacionamento elétrico. Mantendo, pelo contrário, a opção por um painel de instrumentos analógico.

O próximo Swift deverá ganhar um novo ecrã central, a par de um novo sistema de ar condicionado
O próximo Swift deverá ganhar um novo ecrã central, a par de um novo sistema de ar condicionado

No domínio da segurança, esta nova geração vem equipada com radares de ondas milimétricas, câmara monocular e sensor ultrassónico, tudo com o objectivo de garantir um melhor desempenho do pacote Suzuki Safety Support ADAS. O qual inclui, ainda, uma evolução do Dual Sensor Brake Support, capaz de detectar a aproximação não só de carros, mas também de bicicletas, motocicletas e peões.

Também disponíveis, uma câmara de monitor omnidirecional, monitorização do ângulo morto e alerta de trânsito em aproximação na traseira.

Motorizações a gasolina e eletrificadas

No Japão, o Suzuki Swift vai estar disponível com três níveis de equipamento - XG, Hybrid MX e Hybrid MZ - e, principalmente, apenas e só com motor a gasolina, também numa variante eletrificada.

Segundo o site Carscoops e embora ainda não exista qualquer confirmação oficial, na base de todas as motorizações está o recentemente desenvolvido bloco de três cilindros e 1,2 litros com o nome de código 'Z12E', que a marca japonesa já garantiu ser "altamente eficiente", além oferecer "binário suficiente a baixas velocidades".

O novo Swift deverá manter o mesmo tipo de motorização híbrida utilizada no modelo atual
O novo Swift deverá manter o mesmo tipo de motorização híbrida utilizada no modelo atual

Quanto às motorizações eletrificadas, acrescentam a este mesmo bloco, a mesma solução já atualmente em utilização, ou seja, um motor-gerador elétrico ISG com bateria dedicada, como forma de ajudar, assim, a reduzir os consumos.

Finalmente e quanto à transmissão, fica a cargo de uma nova caixa CVT que a Suzuki diz ser mais leve, mais silenciosa e mais eficiente que a atual, e que tanto pode direccionar a potência apenas para as rodas da frente, com para as quatro rodas. Neste caso, mediante a o recurso a um sistema 4WD proposto no mercado japonês como opcional.

Com garantia de chegada a outros mercados

Referir, ainda, que, este novo Swift, para já a iniciar comercialização no Japão, tem também comercialização certa noutros mercados do globo, como é o caso da Europa.

https://youtu.be/eH865tNaIRE?si=WxW_RtJ8h1niUJb8

Contudo, por descobrir continua se, nestes mercados, o modelo manterá a mesma configuração técnica, ou se, pelo contrário, optará por outros motores, ou até mesmo transmissões. Como, por exemplo, uma caixa de velocidades manual.