A Suzuki acaba de apresentar, esta quinta-feira, o seu mais recente crossover, o S-Cross. Modelo sucede ao anterior SX4 e que, além de um renovação total no design, anuncia-se, igualmente, com melhor equipamento. Isto, além do um novo sistema de propulsão Strong Hybrid...
Proposto exclusivamente com tracção integral 4x4, o novo Suzuki S-Cross destaca-se pelas linhas exteriores sólidas e robustas, da qual se destaca uma grelha de dimensões generosas em piano black, faróis dianteiros de tecnologia LED com três pontos de alta luminosidade, guarda-lamas rectangulares, além de vários pormenores prateados.
Já quanto ao interior, para o qual a Suzuki anuncia habitabilidade e versatilidade acrescidas, propícias a acomodar confortavelmente cinco adultos, um design tridimensional, complementado com uma maior luminosidade, fruto da presença de um tecto solar panorâmico. E a que o modelo soma, ainda, uma bagageira de 430 litros de capacidade de carga inicial.
Quanto a motores, o Suzuki S-Cross é proposto, na Europa, com uma motorização híbrida a que a marca nipónica chama de Strong Hybrid e que combina um motor de combustão de novo desenvolvimento, com um único motor-gerador (Motor Generator Unit, ou MGU) e uma caixa de velocidades robotizada (Auto Gear Shift, ou AGS). Solução que funciona tanto na condução híbrida, como na condução exclusivamente elétrica, com motor térmico inativo, de forma a reduzir o consumo de combustível.
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Importante, nesta configuração, é, segundo a Suzuki, a localização do MGU no extremo da saída da AGS, transmissão que opera de forma automática a caixa manual e gere a embraiagem.
Com este posicionamento, a força da MGU é transmitida diretamente ao eixo de transmissão, para preencher o vazio de binário durante a troca de mudança, o que transmite uma sensação de maior suavidade. Isto, ao mesmo tempo que contribui para recuperar a energia cinética e gerar eletricidade de forma mais eficiente, ao desligar e soltar a embraiagem durante a desaceleração. O que aumenta a autonomia em condução elétrica.
Finalmente e em termos de funcionamento, torna-se possível escolher entre o modo standard e o modo Eco, sendo que, no primeiro, o MGU assiste mais frequentemente o motor térmico, de forma a assegurar uma condução mais enérgica. Ao passo que, no modo Eco, aumenta o tempo de condução elétrica, de forma a garantir consumos mais baixos de combustível.
De resto e ainda sobre este sistema Strong Hybrid, a Suzuki avança que estará disponível já a partir do próximo ano, primeiro no Vitara, e, em seguida, no S-Cross.
Chega ainda este ano
Entretanto e embora sem divulgar preços, a Suzuki avança que o novo S-Cross será produzido na fábrica húngara Magyar Suzuki, tendo como destino não apenas a Europa, como também a América Latina, Oceânia e Ásia.
Quanto à comercialização, nomeadamente, na Europa, deverá ter início ainda este ano. Presumivelmente, também em Portugal...