Suzuki está a desenvolver Jimny híbrido de cinco portas

A Suzuki deverá lançar uma versão de cinco portas do Jimny, que provavelmente será híbrido. A nova proposta deverá ser lançada em conjunto

A Suzuki deverá lançar uma versão de cinco portas do Jimny, que provavelmente será híbrido. A nova proposta deverá ser lançada em conjunto com a atualização da versão de três portas do popular todo-o-terreno da marca nipónica.

A Suzuki está a trabalhar numa versão de cinco portas do todo-o-terreno Jimny que deverá receber uma motorização híbrida para cumprir as normas de emissões europeias. Uma unidade camuflada em testes já foi avistada em testes, confirmando os rumores que apontam para o lançamento a curto prazo.

De acordo com notícias surgidas na União Indiana, o Jimny de cinco portas terá uma distância entre-eixos de 2550 mm, isto é, mais 300 mm do que a versão de três portas. O comprimento total será de 3850 mm, mas as outras dimensões permanecerão inalteradas.

O chassis em escada desta versão de cinco portas foi prolongada, permite oferecer mais espaço no habitáculo aos ocupantes dos lugares traseiros, designadamente ao nível das pernas, assim como uma bagageira mais funcional.

O interior também deverá sofrer alguma evolução, com a introdução de um ecrã maior para o sistema de infoentretenimento, embora os mostradores analógicos ainda continuem presentes no painel de instrumentos.

Tecnologia micro-híbrida

As normas europeias obrigaram a Suzuki a comercializar o Jimny de três portas exclusivamente na versão comercial de dois lugares, nas imagens, desde 2021. Isto deverá mudar em breve, já que a marca nipónica se prepara para eletrificar o seu pequeno e competente veículo de todo-o-terreno, tal como o resto da gama.

O motor do Jimny de cinco portas deverá ser associado à tecnologia microhíbrida, embora a marca japonesa também tenha no seu portefólio um sistema híbrido convencional.

LEIA TAMBÉM
Suzuki Jimny 4WD ALLGRIP PRO. O último dos moicanos

Tudo indica que o motor aspirado a gasolina de 1,5 litros será trocado por um propulsor turbo micro-híbrido, ajudando a melhorar os consumos e não obstante o peso adicional.

O Jimny de cinco portas deverá ser apresentado no final de 2022 ou início de 2023. Esta versão deverá chegar em conjunto com a atualização da variante de três portas, beneficiando ambos das mesmas alterações mecânicas em termos de eletrificação.

Suzuki Jimny Pro