Disponível a partir de 15.513 euros em Portugal, o novo Suzuki Ignis é o SUV híbrido e 4x4 mais acessível do mercado. Com design exterior e interior revisto, um motor mais eficiente, tecnologia híbrida aperfeiçoada viu reforçado o seu caráter de SUV urbano.
Único no seu segmento pelo seu conceito e design, assim como por oferecer tecnologia híbrida em todas as suas versões e tração integral AllGrip nas versões 4x4, o pequeno Suzuki Ignis acaba de ser renovado.
Com apenas 3,7 metros de comprimento, o novo Ignis apresenta um design exterior, atualizado com novos elementos que sublinham o seu caráter de SUV e a sua imagem de robustez. O pára-choques dianteiro é mais proeminente e integra harmoniosamente os faróis de nevoeiro.
A grelha frontal dispõe de quatro entradas de ar, perfeitamente diferenciadas, para assegurarem uma melhor refrigeração. O pára-choques traseiro também possui um novo desenho e incorpora os refletores e um protetor com a mesma linha de design da dianteira. Todas as versões recebem tecnologia LED nos grupos luminosos.
Novo design interior
Igualmente renovado foi o habitáculo, que mantém o seu caráter jovem e moderno, e conta com um painel de instrumentos com novo design nos indicadores e um contraste em preto e branco.
O tablier recebe um ecrã tátil de sete polegadas multifunções com tecnologia Bluetooth e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
O seu caráter de SUV é sublinhado pela elevada posição de condução, que otimiza a visibilidade do trânsito. Referência para a sua versatilidade, graças a uma fila traseira com bancos deslizantes e aos vários espaços distribuídos pelo interior. A bagageira oferece uma capacidade de 260 litros.
Tecnologia híbrida
Todas as versões estão disponíveis com o sistema híbrido ligeiro SVHS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki) em associação com o motor a gasolina de 1,2 litros, otimizado para melhorar a sua eficiência de combustível. Neste capítulo, a marca anuncia um consumo médio de 5,4 l/100 km em ciclo WLTP e emissões de 123 g/km.
A tecnologia híbrida do sistema SVHS, alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 10 Ah, converte a energia cinética gerada durante a desaceleração em energia elétrica que é enviada para a bateria.
A energia é depois utilizada pelo motor / gerador elétrico para auxiliar o motor de combustão em maiores necessidades de aceleração.
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O Ignis recebe ainda uma caixa de velocidades automática de variação contínua, disponível no nível de equipamento GLX e com preço de venda ao público a partir de 18.018 euros.
Versões 4x2 e 4x4
A gama oferece ainda versões com tração dianteira ou integral, sendo esta última denominada AllGrip e proposta em Portugal nas versões GLE e GLX por 16.851 euros e 18.320 euros, repetivamente. As versões GLE 4x2 com caixa manual de cinco velocidades estão disponíveis a partir de 15.513 euros.
O sistema de tração AllGrip Auto foi concebido para oferecer a máxima eficácia com o menor peso, recorrendo a um sistema 4x4 de acoplamento viscoso para distribuir automaticamente o binário para as rodas traseiras quando são detetadas perdas de tração no eixo dianteiro.
Para melhorar a segurança, o Ignis dispõe do sistema de controlo de descida de pendentes e sistemas de assistência à condução como a travagem de emergência autónoma nas versões GLX, recorrendo, para o efeito, ao sistema Dual Camera Brake Support (DCBS), que também inclui a deteção de peões.