Hoje em dia já com algum atraso na corrida à Mobilidade Elétrica, a Suzuki parece querer começar a recuperar o tempo perdido, nomeadamente, com a apresentação daquele que será o seu primeiro modelo 100% elétrico (EV). Para já, apenas na forma de um concept, denominado eVX.
O protótipo, que antevê um crossover compacto de propulsão elétrica que poderá passar à produção em 2025, foi desvendado no Salão Automóvel de Nova Deli, atualmente a decorrer na Índia.
Sobre este concept, a Suzuki vai avançando que combina o "forte ADN 4x4" da marca nipónica, com todos os benefícios dos veículos elétricos, resultando, assim, num SUV compacto de imagem sólida, saliências curtas, e rodas generosas, cobertas por pára-lamas musculados, claramente vocacionadas para o todo-o-terreno.
Anunciando um comprimento de 4,30 metros, 1,80 m de largura e 1,60 m de alturas, medidas que o torna um pouco maior que o atual Vitara, o eVX conta, depois, com uma bateria de 60 kW, cuja localização na plataforma não foi revelada, mas que deverá ser capaz de garantir autonomias na ordem dos 550 quilómetros, com uma só carga.
LEIA TAMBÉM
Na Índia. Maruti Suzuki apresenta SUV elétrico em 2023
Autonomia que, no entanto, foi fixada utilizada como referência a norma MIDC em vigor na Índia, a qual é bem mais generosa, neste capítulo, que as suas congéneres, quer da Europa (WLTP), quer da América (EPA).
A apresentação do mais recente concept da Suzuki foi levada a cabo pelo presidente da marca nipónica, Toshihiro Suzuki, que, ainda no início desta semana, havia também anunciado uma parceria para o desenvolvimento com a empresa canadiana Inmotive. Nomeadamente, na concepção de uma futura transmissão de duas velocidades para veículos elétricos, para utilização em futuros modelos da marca de Hamamatsu.