De nome e-Vitara. Suzuki apresenta o seu primeiro EV

Depois do anúncio do reforço da parceria com a Toyota, a Suzuki deu a conhecer o seu primeiro modelo 100% elétrico, de nome e-Vitara. Um SUV que se anuncia com duas dimensões de bateria, três níveis de potência e dois tipos de tracção, embora e para já, ainda sem data de chegada prevista aos concessionários.

Baseado numa nova e recém-desenvolvida plataforma de nome “HEARTECT-e”, específica para veículos elétricos, o Suzuki e-Vitara decorre do concept car eVX apresentado em 2023, tendo sido elaborado segundo o novo conceito “Emotional Versátil Cruiser”. E que o fabricante garante traduzir-se num design de força e tecnologia avançada, acrescidos de um sistema de propulsão exclusivamente elétrico e um sistema 4WD elétrico “ALLGRIP-e”.

Com uma carroçaria cujas linhas expressam a filosofia de design “High-Tech & Adventure”, o primeiro elétrico da Suzuki anuncia-se com um comprimento de 4,27 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 1,63 m de altura, dimensões exteriores complementadas com pneus de grande diâmetro, a par de uma distância entre eixos de 2,70 m, a procurar favorecer um ambiente interior onde se expressa a mesma filosofia estética.

Já no domínio técnico, destaque para o sistema de propulsão 100% elétrico a que a Suzuki deu o nome de eAxle e do qual faz parte o motor, o inversor e as baterias de ferro e fosfato de lítio, cuja capacidade pode variar entre os 49 e os 61 kWh. Relativamente às quais o fabricante japonês não avança, pelo menos para já, quaisquer dados, em termos de autonomia.

Disponível com dois tipos de tracção, o e-Vitara 4x2 contabiliza dois níveis de potência, 106 kW (144 cv) quando com a bateria mais pequena (49 kWh) e 128 kW (174 cv) quando com a bateria maior (61 kWh), ambos a prometerem o mesmo binário máximo: 189 Nm.

Já a versão 4x4, equipada o novo sistema de tracção elétrica 4x4 “ALLGRIP-e”, sinónimo da presença de dois motores elétricos independentes, localizados em ambos os eixos, anuncia uma potência combinada de 135 kW (183 cv), 128 kW à frente e 48 kW (65 cv) atrás, e um binário máximo combinado de 300 Nm

Outras soluções também a caminho

“O e VITARA é o nosso primeiro modelo 100% elétrico, desenvolvido por tentativa e erro, para criar um automóvel elétrico fácil de utilizar pelos nossos clientes”, afirmou, na apresentação do modelo, o presidente da Suzuki, Toshihiro Suzuki, defendendo que, a introdução deste modelo “representa um marco importante para alcançar a neutralidade carbónica”.

Entretanto e “com o objetivo de alcançar uma sociedade neutra em termos de carbono, iremos oferecer uma ampla variedade de opções, incluindo veículos elétricos, híbridos e a GNC, adaptados a cada região”, assim como “oferecer soluções de mobilidade adaptadas às necessidades de países e regiões específicos”.