Depois da assinatura do acordo de colaboração com a SkyDrive, a japonesa Suzuki acaba de anunciar o início da produção de "automóveis voadores" na sua fábrica de Iwata. As primeiras aeronaves têm utilização prevista na próxima Expo 2025, no Japão.
A oficialização do arranque da produção na unidade da Suzuki Motor Corporation em Iwata teve lugar no passado dia 6 de março, com uma cerimónia destinada a desejar sucesso para toda a operação.
No evento participaram todos os funcionários da subsidiária da SkyDrive responsável por este projecto, a Sky Works, além do CEO da empresa-mãe, Tomohiro Fukuzawa, além do presidente da Suzuki Motor Corporation, Toshihiro Suzuki, e funcionários das empresas.
Recorde-se que a parceria entre a Suzuki e a SkyDrive foi oficializada em outubro de 2023, com a assinatura de um contrato de colaboração para a fabricação do "automóvel voador" 'SkyDrive (tipo SD-05)'. Projecto em que as duas empresas vêm colaborando desde então.
LEIA TAMBÉM
Depois do Japão. Suzuki apresenta o novo Swift para a Europa
Sobre o carro voador propriamente dito, tem por base o protótipo elétrico eVTOL (descolagem e aterragem vertical) criado pela SkyDrive e que, mercê do desenvolvimento já levado a cabo, deverá ser capaz de atingir velocidades acima dos 100 km/h, em voos que poderão durar mais de 30 minutos.
Quanto a prazos, as duas empresas têm como objectivo entregar as primeiras unidades do SkyDrive SD-05 a tempo da Exposição Mundial de 2025, que terá lugar em Osaka, no Japão, onde este novo automóvel voador será utilizado de forma regular.
A partir daí, Suzuki e SkyDrive deverão dar início às entregas a clientes particulares.