A Suzuki apresentou o novo Across, um SUV equipado com um novo sistema híbrido "plug-in" e tração 4×4 eletrónica E-Four. O veículo estará disponível para o mercado europeu já a partir do próximo outono.
O novo Suzuki Across é o primeiro modelo SUV a sair da Toyota Motor Corporation sob o acordo de colaboração entre as duas marcas. De acordo com a marca, este foi "desenhado para chamar a atenção com uma impressionante carroçaria, que combina robustez e uma dianteira desportiva rematada com uma grelha frontal aberta".
Alimentado por um sofisticado sistema híbrido "plug-in", apresenta um motor a gasolina de 2,5 litros, combinado com um motor elétrico em posição frontal. Com uma potência de 182 cv e um binário máximo de 270 Nm, o motor elétrico vai buscar energia a uma bateria de iões de lítio de 18,1 kWh, que está colocado por baixo do veículo.
Proporciona, de acordo com o comunicado, "uma economia de consumo e uma suavidade de aceleração, com emissões de CO2 de 22g/km". Equipado com o sistema eletrónico E-Four de tração 4x4, "garante uma resposta eficiente, para que a condução e o controle do veículo sejam seguros, inclusive em pisos escorregadios".
No seu design exterior, destacam-se "os faróis LED com um projetor bi-LED (combinam luzes de médios e máximos) e um LED DRL, jantes de liga leve de 19 polegadas em preto brilhante e polidas".
Quatro modos de condução
O Across tem disponível um sistema composto por quatro modos de condução: EV (que assume por defeito), Auto EV/HV, HV e o modo carregador de bateria.
No primeiro, o veículo desloca-se com recurso apenas ao motor elétrico; no Auto EV/HV, recorre, assim como no HV, ao motor de combustão, para ajudar, por exemplo, na aceleração; ao passo que no modo carregador de bateria, utiliza o motor de combustão para recarregar a bateria a repor energia na bateria.
No seu interior, pode-se constatar o cuidado ao nível do revestimento dos bancos e respetivos detalhes. A complementar está um painel de instrumentos e uns painéis interiores cobertos com um material macio. O SUV vem equipado com um écran tátil de 9 polegadas compatível com Apple CarPlay para iPhone, Android Auto e MirrorLink.
A bagageira de 490 litros oferece capacidade para todo o equipamento necessário, além de que a sua parte direita está equipada com uma tomada elétrica e uma tomada de corrente.
No que diz respeito à tecnologia, a marca japonesa destaca a presença de sistemas de segurança como a pré-colisão (PCS), o sistema de manutenção de trajetória (LTA) e o controle de velocidade dinâmico (DRCC).
LEIA TAMBÉM
Suzuki Ignis. Renovado o SUV híbrido mais acessível do mercado
Disponibiliza ainda o reconhecimento de sinais de trânsito, detetor de ângulo morto, alerta de tráfico posterior, sistema de chamadas de emergência e-Call e sistema de retenção de travão.