Eis o RAV4 da Suzuki. Novo SUV PHEV Across apresentado

A Suzuki acaba de apresentar o seu novo SUV híbrido plug-in, a que deu o nome de Across, e que não esconde a origem Toyota e, mais precisamente, RAV4...

Depois das renovações do Ignis e do Swift Sport, a Suzuki continua em maré de novidades, desta feita, para dar a conhecer o Across, um novo SUV impulsionado por um novo sistema híbrido plug-in e tracção 4x4 eletrónica E-Four. Proposta que é também o primeiro modelo a sair do acordo de colaboração entre a Suzuki e a Toyota Motor Corporation, o que também explica as (fortes) parecenças com o RAV4...

Sobre este novo SUV, que, de resto, não esconde a (muita) inspiração no RAV4 da Toyota, é descrito pela Suzuki como a interpretação da robustez característica deste tipo de propostas, rematada por uma dianteira desportiva com grelha frontal aberta. No qual vale ainda a pena destacar pormenores como é o caso dos faróis LED com um projetor bi-LED (combinam luzes de médios e máximos) e um LED DRL, além de jantes em liga leve de 19 polegadas, em preto brilhante e polidas.

LEIA TAMBÉM
Suzuki Swift Sport. Novo sistema híbrido reduz consumos e melhora caráter desportivo

Disponível em seis cores exteriores, o Suzuki Across anuncia ainda um interior a procurar proporcionar, segundo o fabricante, uma sensação de conforto, luxo e confiança durante a condução. Sensações acentuadas por um maior cuidado nos revestimentos, assim como por um ecrã táctil de 9 polegadas, compatível com Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink.

Ainda no capítulo da tecnologia, a marca japonesa destaca a presença de sistemas de segurança como a pré-colisão (PCS), o sistema de manutenção de trajetória (LTA) e o controle de velocidade dinâmico (DRCC). Sem esquecer o reconhecimento de sinais de trânsito, detetor de ângulo morto, alerta de tráfico posterior, sistema de chamadas de emergência e-Call e sistema de retenção de travão.

Ainda no interior do Across, uma bagageira com uma capacidade de 490 litros, onde não falta sequer uma tomada elétrica e uma tomada de corrente.

O mesmo PHEV do Toyota RAV4

Relativamente ao sistema propulsor Plug-In Hybrid, ou PHEV, a mesma escolha já conhecida no Toyota RAV4, sustentada num motor a gasolina de 2,5 litros, combinado com um motor elétrico em posição frontal. Solução que anuncia uma potência de 182 cv e um binário máximo de 270 Nm, com o motor elétrico a ir buscar energia a uma bateria de iões de lítio de de 18,1 kWh, disposta na parte de baixo do veículo.

Disponível, surge ainda, um sistema de quatro modos de condução: EV (que assume por defeito), Auto EV/HV, HV e o modo carregador de bateria. Sendo que, no primeiro, o veículo desloca-se com recurso apenas ao motor elétrico; no Auto EV/HV, recorre, assim como no HV, ao motor de combustão, para ajudar, por exemplo, na aceleração; ao passo que no modo carregador de bateria, utiliza o motor de combustão para recarregar a bateria a repor energia na bateria.

Sobre o sistema de tracção integral eletrónica E-Four, a Suzuki explica que recorre a um motor traseiro independente de 40KW (54 cv), que trabalha em combinação com o sistema dianteiro, para variar a repartição do binário dianteiro/traseiro, num intervalo de 100/00 a 20/80. Gestão feita com recurso a um sistema AWD Integrated Management (AIM).

Disponibilizado com o controlo de diferencial, um modo de funcionamento Trail Mode, que funciona aplicando os travões nas rodas que perdem aderência e redirecionando o binário para as rodas que mantem tração. Além disso, também ajusta o rendimento do acelerador e a caixa de velocidades para manter o veículo em movimento.

Primeiro modelo a sair da Toyota Motor Corporation, sob o acordo de colaboração entre a Toyota e a Suzuki, o Suzuki Across inicia vendas na Europa, no outono de 2020.