Meses antes da apresentação oficial da sua gama de SUV ecológicos, que corresponde a uma nova estratégia de marca onde não falta um
ataque cerrado à Toyota na Europa, a Hyundai revela o estilo e capacidades de um novo veículo a hidrogénio.
Leia também: Daimler continua a investir no hidrogénio Ainda sem nome, o modelo incorpora o compromisso da marca para com uma nova era de desenvolvimento de veículos ecológicos.
Quarta gerac a o do Sistema fuel cell O novo SUV apresentado e o segundo modelo a hidroge nio da Hyundai a ser produzido para comercializac a o após o ix35 Fuel Cell (Tucson Fuel Cell em alguns mercados) e incorpora a quarta gerac a o de tecnologia fuel cell a hidroge nio.
Eficie ncia do sistema fuel cell Ao melhorar a performance do fuel cell, reduzir o consumo de hidroge nio e otimizar os componentes chave, a eficie ncia do vei culo melhora bastante quando comparada com o antecessor: exibe um ni vel de eficie ncia de 60%, uma melhoria de 9% relativamente aos 55,3% do ix35. Com a eficie ncia do sistema otimizada, para o novo modelo preve -se uma autonomia de cerca de 800 km num u nico carregamento (de acordo com o ciclo NEDC, o que corresponde a 580km com base nos standards de teste coreanos).
Performance (pote ncia ma xima) A pote ncia ma xima deste novo modelo tem um aumento de 20%, comparada com o modelo anterior, ostentando uns impressionantes 163cv de pote ncia. Este SUV fuel cell tambe m apresenta melhorias na sua capacidade de arranque em frio, ultrapassando as dificuldades que os vei culos fuel cell enfrentam em trabalhar a temperaturas abaixo do ponto de congelac a o. O vei culo foi otimizado para ser utilizado em -33 graus Celsius, ao incorporar componentes chave na pilha de combusti vel desenvolvida pela Hyundai. Para ale m de melhorar as capacidades do novo modelo, os componentes melhorados - tais como a MEA (conjunto de ele trodo e membrana) e placas bipolares – ainda permitiram reduzir os custos de produc a o. [http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2017-08-17-A-pr¢xima-geraá∆o-SUV-da-Hyundai-promete-Autonomia-e-Estilo_2.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2017-08-17-A-pr¢xima-geraá∆o-SUV-da-Hyundai-promete-Autonomia-e-Estilo_3.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2017-08-17-A-pr¢xima-geraá∆o-SUV-da-Hyundai-promete-Autonomia-e-Estilo_4.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2017-08-17-A-pr¢xima-geraá∆o-SUV-da-Hyundai-promete-Autonomia-e-Estilo_5.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2017-08-17-A-pr¢xima-geraá∆o-SUV-da-Hyundai-promete-Autonomia-e-Estilo_6.jpg,http://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2017-08-17-A-pr¢xima-geraá∆o-SUV-da-Hyundai-promete-Autonomia-e-Estilo_7.jpg]
Resiste ncia Ao empregar tecnologia de catalisadores de elevada resiste ncia, o novo SUV movido a hidroge nio assegura ainda maior longevidade que o seu antecessor.
Armazenamento de hidroge nio A pro xima gerac a o de vei culos a hidroge nio revela melhorias significativas na densidade do depo sito. O conjunto do depo sito compreende agora tre s recipientes de igual dimensa o, em oposic a o a dois de tamanhos diferentes. Atingiu-se uma capacidade gravime trica do tanque de refere ncia (massa de armazenamento de hidroge nio por peso do tanque) atrave s de inovac o es na configurac a o do revestimento de pla stico e eficie ncia do padra o de camadas, o que resultou na reduc a o de espessura. Design futurista inspirado pela natureza O novo FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle – Vei culo Ele trico Fuel Cell) herdou caracteri sticas do FE Concept, que foi exibido no último Salão Automóvel de Genebra. O novo modelo evolui sob o design do concept anterior, adotando formas orga nicas e fluidas, inspiradas na natureza – nomeadamente na a gua, a u nica emissa o do modelo – com um design minimalista que enfatiza a sua natureza na o poluente. Leia também: Os elétricos e híbridos do Salão de Genebra