No último ano as vendas do segmento representaram já ¼ de todo o mercado automóvel europeu. Praticamente já não são precisas explicações para os motivos pelos quais os fabricantes continuam a apostar em força no desenvolvimento e apresentação de SUVS e Crossovers, mas os registos do mercado europeu no último ano ajudam a comprovar esta aposta. A Jato Dynamics apresentou os resultados consolidades das vendas de automóveis no Velho Continente em 2016, que demonstram que os automobilistas da região continuam a demonstrar um apetite voraz pelos modelos deste segmento, já que eles aumentaram a performance comercial em 22%, para perto de 3,8 milhões de unidades transacionadas. Isto permitiu um aumento da quota de mercado dos SUVS e Crossovers em 4%, totalizando agora 25% de todas as vendas na Europa, o que indica que uma em cada quatro viaturas saídas dos concessionários a nível continental apresenta esta configuração. Apesar da queda de 12% na comercialização de SUVS de grande porte e de crossovers, esta quebra foi contrabalançada pelo crescimento de 20% registado tanto nos SUVS mais pequenos como nas propostas de dimensões intermédias. O "criador do segmento crossover", o Nissan Qashqai, continua a liderar as preferências dos europeus no que se refere a estes modelos, enquanto entre os fabricantes premium o primeiro posto está na posse do BMW X1. Referência ainda para a retoma nos monovolumes e MPVs, que aumentaram as vendas em 33% graças à performance positiva de modelos como o VW Galaxy e a chegada de novidades como os Ford S-Max e Galaxy. Esta é uma tendência que, indica a Jato Dynamics, deverá ser reforçada este ano, através de novas apostas como o Renault Grand Scénic. Fonte: Automotive News Europe