Meios de comunicação social americanos revelam os resultados de um estudo onde se conclui que as pick-ups e SUV são mais perigosos nos atropelamentos, aumentando o risco de danos mortais para os peões que sofram os embates. No entanto, o consumo de álcool e as distrações causadas por smartphones também tiveram impacto nestas estatísticas negativas. Embora ofereçam uma sensação de proteção superior para os ocupantes, a realidade pode revelar-se mais nefasta para as pessoas que sejam atingidas por SUV e pick-ups em caso de atropelamentos. Os meios de comunicação social americanos USA Today e Detroit Free Press afirmam mesmo que as consequências podem ser bastante mais nefastas e, com base numa investigação, indicam que o perigo de morte em "encontros imediatos" com este tipo de viaturas é três vezes superior. A conclusão é que os SUV são mais perigosos nos atropelamentos que as outras viaturas, e acusam as autoridades americanas de saberem da situação há vários anos e não terem feito nada para contrariar esta realidade. Segundo os dois meios de comunicação social, pode ser estabelecida uma relação direta entre o aumento das vendas dos SUV nos tempos mais recentes e o número também crescente de atropelamentos mortais que se tem vindo a verificar em solo americano desde 2009. As estatísticas que contribuem para a conclusão de que as pick-ups e SUV são mais perigosos em caso de atropelamento referem também que a maior parte dos embates fatais com peões (que foram cerca de 6000 em 2016) ocorrem em grandes cidades, com populações acima dos 200.000 habitantes. A liderar esta "lista negra" está Detroit (cidade que deverá florescer novamente agora que a Ford aposta forte na sua revitalização), com uma taxa de 34,5 fatalidades neste tipo de acidentes por cada 100.000 habitantes. Existem, no entanto, outros fatores que explicam estas preocupantes estatísticas em solo americano. E ao circular pelas estradas nacionais encontramos também algum paralelismo com potenciais motivos para que possam existir mais atropelamentos. É o caso da passagem fora das passadeiras e outros locais destinados a atravessar a estrada e as distrações de peões que estão a utilizar o smartphone, sendo ainda destacado para o aumento das mortes por atropelamento nos Estados Unidos o consumo de álcool por peões. No entanto, as conclusões de Detroit indicam mesmo que as pick-ups e SUV são mais perigosos nos atropelamentos, sendo responsáveis por 40% dos embates fatais nesta cidade. E, partindo de doze estudos diferentes, é referido pelo Detroit Free Press que a probabilidade de ser atingido por um modelo com este tipo de carroçarias é duas a três vezes superior em comparação com os restantes automóveis. Mas a situação não terá, aparentemente, paralelismo na Europa, por duas razões. A primeira é a crescente introdução dos sistemas de travagem de emergência em cidade, a que se junta o facto da EuroNcap ter já implementado há bastante tempo um sistema de avaliação de segurança em que os testes à proteção conferida aos peões em caso de embate tem um grande peso. Fonte: CarScoops