Será que os SUV estão a ficar grandes demais para as estradas europeias?

Os veículos da tipologia SUV estão a ficar maiores, mas será que estão a ficar grandes demais para as estradas europeias.

Os veículos da tipologia SUV estão a ficar maiores, mas será que estão a ficar grandes demais para as estradas europeias. Um estudo recente da organização Transport & Environment aponta nesse sentido.

Um novo estudo patrocinado pela organização Transport & Environment, que basicamente é contra todos os automóveis em geral e os de combustão em particular vem dizer que os SUV estão a ficar cada vez maiores e demasiado grandes para as cidades europeias e pede aos reguladores para tomarem medidas para solucionar a questão dos veículos cada vez mais volumosos.

A Transport & Environment, organização europeia não governamental, mas financiada pelo orçamento comunitário, afirma ter examinado os números dos novos veículos ligeiros de passageiros e confirma essa tese.

BMW X5

De acordo com a informação recolhida, os automóveis novos crescem um centímetro a cada dois anos. Como conclusão, aquela organização considera que os veículos estão maiores e a ficarem grandes demais não só para as estradas, mas, principalmente, para os lugares de estacionamento no Velho Continente.

A largura média dos carros é superior a 1,80 metros, que é a dimensão típica de um lugar de estacionamento nas ruas europeias. Isto diminui efetivamente a faixa de rodagem utilizável, criando problemas nos centros históricos das cidades com ruas estreitas.

Crescimento generalizado

O estudo aponta alguns exemplos de veículos particularmente largos e surpreendentemente (ou não) todos são SUV. Por exemplo, os modelos da BMW X5, X6, X7 e XM têm todos mais de dois metros de largura, enquanto o Mercedes-Benz GLS, o Audi Q8, o Porsche Cayenne e o Volkswagen Touareg não ficam muito atrás.

Volkswagen Golf

Mas os carros familiares também têm vindo a crescer. O Skoda Octavia, que tecnicamente é um carro de segmento C, já tem um comprimento de 4,68 metros e uma largura de 1,82 metros. O carro mais vendido de sempre na Europa, o Volkswagen Golf, tem agora um comprimento de 4,28 metros contra os 3,7 metros do primeiro Golf.

Impacto na segurança

O crescimento contínuo não se deve apenas à procura de carros mais espaçosos, mas também é influenciado pelas novas normas de segurança mais exigentes. Um exemplo consiste nos pilares mais largos dos veículos atuais em comparação com aqueles de algumas décadas atrás.

Como o legislador exige mais equipamentos de segurança, os fabricantes tiveram de encontrar um espaço adicional para instalar o hardware. O crescimento das dimensões é acompanhado por um aumento de peso, que tem um impacto negativo na eficiência do veículo, o que se reflete no consumo de combustível e nas emissões de dióxido de carbono.

Mercedes-Benz GLS

Uma das tipologias de veículos que se enquadram nesta tendência são os SUV. Os automobilistas não páram de os comprar e os fabricantes não hesitam em satisfazer a procura.

LEIA TAMBÉM
Com alvos bem definidos. Paris triplica valor do estacionamento na cidade

Por outro lado existe uma preocupação crescente relacionada com a segurança. Um estudo do Instituto de Segurança Rodoviária da Bélgica aponta alguns resultados preocupantes. Os acidentes com colisão registados na Bélgica entre 2017 e 2021 indicam que o crescimento da altura da secção frontal do veículo até 10% aumentou o risco de acidente fatal com peões ou ciclistas até 30%.

Em entender da Transport & Environment, a tendência de aumento das dimensões dos veículos só será contrariada se o legislador europeu implementar restrições.