Após termos revelado as principais novidades para 2021 no segmento dos sedans elétricos, decidimos ir mais além e revelar-lhe, agora, os modelos elétricos da categoria SUV que estão para chegar durante o próximo ano.
A moda dos SUV / crossover chegou aos veículos elétricos e das marcas não querem deixar de aproveitar a oportunidade para lançarem modelos num segmento que conta cada vez mais com mais adeptos entre os consumidores.
Assim, após termos dado a conhecer os principais lançamentos previstos para as viaturas da tipologia berlina / sedan, apresentamos agora algumas das novidades para o segmento dos SUV / crossover. O elevado número de modelos a serem estreados em 2021 "obrigou-nos" a fazer uma publicação dedicada para este tipo de viaturas.
Como já vem sendo habitual, optámos por revelar os novos modelos com carroçaria SUV / crossover por ordem alfabética das marcas.
Audi Q4 Sportback e-tron
A moda dos SUV coupé chegou aos elétricos com o Audi Q4 Sportback e-tron, que deverá chegar ao mercado em meados de 2021.
O novo SUV elétrico da Audi foi desenvolvido sobre a arquitetura elétrica para o segmento compacto do Grupo Volkswagen. O Q4 e-tron tem um comprimento exterior de 4,60 metros (menos 30 centímetros do que o e-tron original) e está equipado com uma bateria de 82 kWh, que garante uma autonomia de até 450 quilómetros.
Com 306 cv e um motor em cada eixo, o SUV coupé da Audi acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos e alcança uma velocidade máxima de 180 km/h (limitada eletronicamente).
Os responsáveis da Audi garantem que a habitabilidade do Q4 Sportback e-tron estará ao nível do segmento superior, contribuindo para isso uma generosa distância entre-eixos de 2,7 metros.
BMW iX
A partir da segunda metade de 2021, o lugar de topo de gama na BMW vai passar a ser ocupado pelo novo SUV iX, desalojando dessa posição o histórico e luxuoso Série 7.
Em termos de dimensões exteriores, o BMW iX aproxima-se muito dos SUV mais altos com motor de combustão da BMW, apresentando o mesmo comprimento do X5, a mesma altura do X6 e a mesma distância entre-eixos dos X7.
Com uma bateria de 100 kWh que permite uma autonomia de 600 quilómetros, o BMW iX vai estrear uma arquitetura desenvolvida pelo construtor de Munique para veículos elétricos a bateria.
O novo SUV elétrico herdou muitas das qualidades da sua antecessora, mas a BMW teve a preocupação de fazer progressos nas áreas da condução autónoma e dos serviços digitais. Por exemplo, o nível de computadorização foi concebido para processar 20 vezes mais volumes de dados do que os modelos anteriores.
Nissan Ariya
Modelo que promete inaugurar uma nova era na Nissan, o crossover elétrico Ariya estreia a nova filosofia de design da marca japonesa, denominada "Futurismo Japonês Intemporal".
A secção dianteira é realçada por um escudo que incorpora um padrão kumiko japonês tradicional 3D, protegendo o equipamento sensor utilizado para as funções ProPilot.
O Nissan Ariya vai ser poroposto em quatro motorizações elétricas - 215 cv, 239 cv, 335 cv e 389 cv -. duas opções de bateria com capacidades de 65 kWh e 90 kWh e duas opções de tração (traseira e integral).
Em função da combinação do motor elétrico, bateria e tipo de tração, a autonomia do Ariya situa-se entre 450 quilómetros e os 610 quilómetros.
As versões de 63kWh do Nissan Ariya incluem um carregador de 7,4kW para utilização doméstica, enquanto as versões de 87kWh incluem um carregador trifásico de 22kW para carregamento doméstico. O Nissan Ariya pode também suportar carregamento rápido até 130kW para tranquilidade dos utilizadores durante viagens longas.
Tesla Model Y
Chega no primeiro trimestre de 2021 ao mercado europeu o tão esperado novo SUV da Tesla. O quarto modelo da marca fundada por Elon Musk é mais pequeno do que o Model X, partilha cerca de 75% dos componentes com o Model 3.
Disponível em versões de cinco e sete lugares, o Tesla Model Y possui um interior idêntico ao de qualquer outro modelo da marca, com um painel central tátil e linhas minimalistas.
O pequeno crossover será proposto nas versões Performance, com autonomia estimada de 480 quilómetros em ciclo WLTP, e Long Range, com motor duplo para assegurar tração integral e autonomia de 505 quilómetros.
Toyota RAV4 elétrico
A Toyota vai lançar um novo SUV elétrico em 2021, ainda sem nome, mas com dimensões semelhantes às do atual RAV4. O novo modelo será a o primeiro a ser desenvolvido a partir de uma plataforma totalmente nova, denominada e-TNGA, específica para veículos elétricos.
A nova plataforma foi projetada com o propósito de ser altamente configurável e adaptável, podendo ser utilizadas em veículos de várias formas e dimensões. Assim como para veículos de tracção dianteira, traseira ou de quatro rodas motrizes, graças à possibilidade de colocação dos motores elétricos em qualquer um, ou ambos, os eixos.
O novo SUV será concebido, pensando especificamente nos mercados europeus, ainda que a construção esteja prevista para o Japão.