Considerado por alguns como uma espécie de incongruência, a verdade é que os SUV desportivos já ganharam o seu espaço, em particular, entre os construtores premium. O que também justifica o confronto que aqui lhe trazemos, envolvendo alguns dos mais venenosos SUV da actualidade, e que acaba ditando um vencedor incontestado...
Levado a cabo pelos nossos companheiros da CarWow, o confronto colocou, frente-a-frente, numa pista para aviões, propostas como o Mercedes-AMG GLC 63 S, o BMW X3 M Competition, o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio e o Jaguar F-Type SVR. Modelo que representam alguns dos mais rápidos e desportivos SUV da actualidade, capazes de fazer frente, inclusivamente, a muitos desportivos aerodinamicamente mais competentes.
Aliás e sobre qualquer um dos competidores, importa destacar argumentos apresentados. A começar, por exemplo, pelo BMW X3 M Competition, o qual, apesar de um mais alto centro de gravidade e maior peso do que o sedan M3, mantém o mesmo seis cilindros em linha 3.0 biturbo com o nome de código S58 e a anunciar, juntamente com uma caixa automática de oito velocidades, 510 cv de potência. O que, em conjunto com o já conhecido sistema de tracção integral xDrive, garante uma capacidade de aceleração oficial de 3,3 segundos, nos 0 aos 100 km/h.
Já o Mercedes-AMG GLC 63 S, recorre a um ainda mais generoso V8 4.0 biturbo, embora a debitar os mesmo 510 cv de potência. E que, apoiado numa caixa automática de 9 velocidades 9G-Tronic e tracção integral 4Matic, promete uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 3,6 segundos.
Quanto ao italiano Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio, recorre a um V6 2.9 biturbo a prometer 510 cv e que, juntamente com uma transmissão automática de oito velocidades e tracção integral, reclama a mesma aceleração dos 0 aos 100 km/h que o Mercedes: 3,6 segundos.
LEIA TAMBÉM
Taycan Cross Turismo. Porsche mostra o vídeo que vai querer ver e rever
Finalmente, o Jaguar F-Pace SVR, anuncia o bloco maior e mais potente, um V8 5.0 litros Supercharged de 550 cv, mas que e apesar da presença de uma transmissão automática de oito velocidades e de um sistema de tracção integral, não anuncia melhor do que 4,0 segundos, na aceleração dos 0 aos 100 km/h.
Então, qual o vencedor deste confronto entre SUV desportivos premium? Para isso, caro leitor, vai mesmo ter de ver o vídeo, sendo que, da nossa parte, deixamos-lhe apenas uma dica - não se deixe enganar pelo nivelamento em termos de argumentos...