Para todos aqueles que ainda acreditavam tratar-se de uma simples moda, a resposta dada pelos números: pela primeira vez, os SUV e crossovers conseguiram ser mais de metade dos carros novos vendidos na Europa. Sendo que, na liderança desta tendência, surge um modelo que nem sequer é europeu!...
Referentes à primeira metade de 2023, os números reunidos pela empresa de dados de mercado Dataforce concluem, assim, que, nos primeiros seis meses de 2023, um em cada dois consumidores europeus que decidiram comprar um carro novo, optaram por um SUV ou crossover.
Resultado desta preferência, os SUV e crossovers chegaram ao fim do passado mês junho com uma quota de mercado na ordem dos 51 por cento. Percentagem que representa uma subida, por exemplo, face ao resultado registado no período homólogo de 2022, em que este tipo de propostas representaram 48 por cento da totalidade de automóveis vendidos.
Ainda segundo a mesma empresa, os construtores automóveis que operam no Velho Continente terão entregue, durante os primeiros seis meses deste ano, um total de 3,37 milhões de automóveis. Número que revela uma subida de 23 por cento, face ao mesmo período de 2022.
LEIA TAMBÉM
Conheça os cinco SUV mais baratos em Portugal
Quanto à divisão por marcas e modelos, os números recolhidos pela Dataforce colocam o elétrico Tesla Model Y como o SUV com maior procura na Europa, com um total de 138.152 unidades vendidas. Ou seja, um aumento de 27 por cento face ao período homólogo do ano passado.
Além do modelo norte-americano, apenas o alemão a combustão Volkswagen T-Roc conseguiu ultrapassar as 100.000 unidades vendidas, ao atingir um total de 104.465 veículos. O que, embora ainda distante do resultado obtido pelo Model Y, representa, ainda assim, uma subida de 32 por cento face à primeira metade de 2022.
Quanto ao lugar mais baixo do pódio, ficou na posse da nipónica Toyota, com um total de 96.849 unidades do Yaris Cross vendidas. O que também representou um aumento de 49 por cento na procura por este modelo, face aos primeiros seis meses do ano transacto.
SUV pequenos dominam
Finalmente e também numa clara demonstração que são os SUV para os segmentos mais baixos e intermédios, que dominam no Velho Continente, um 'Top 10' formado, a partir do quarto posto, pelo Volkswagen Tiguan, Dacia Duster, Hyundai Tucson, Peugeot 2008, Kia Sportage, Renault Captur e Ford Puma.
Analisados como um todo, nota para o facto dos SUV mais pequenos terem representado 1.133.822 das vendas, enquanto os SUV compactos venderam 999.568 unidades. Já os carros pequenos, fizeram um total de 913.571 vendas.