A questão continua a assolar muitas mentes: porque razão é que os consumidores continuam a comprar SUVs? E SUV-Coupés? A explicação surge, agora, pela voz da empresa de investigação e consultoria automóvel norte-americana, Strategic Vision, e, acredite ou não, (também) tem a ver com idade!
Depois de várias décadas em que, os sedans, foram os reis e senhores do mercado automóvel mundial, o surgimento dos SUV e crossovers acabou ditando a entrada numa nova era. Que, de resto, se mantém até hoje, e em que este tipo de propostas, continua a conquistar corações... e clientes.
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Já mais recentemente e, em particular, nos segmentos mais altos, a moda dos SUV acabou "especializando-se" numa variante deste tipo de propostas, o SUV Coupé, modelos que procuram conjugar a postura mais aventureira dos primeiros, com a desportividade e sex-appeal dos segundos. Com a marcas como, por exemplo, a BMW e a Mercedes-Benz, a fazerem, inclusivamente, "escola", fruto da quantidade e derivações deste conceito.
Na perspectiva da empresa de investigação e consultadoria automóvel norte-americana, Strategic Vision, que há já vários anos procede à recolha de informações sobre o comércio automóvel, é já possível conceber alguns modelos, sobre o tipo de clientes que compra este tipo de produtos. Estratificando-os, inclusivamente, de acordo com a marca que adquirem.
Mais jovens, mas também menos preocupados com o preço
Assim e ainda de acordo com Strategic Vision, os clientes dos SUV e Sport Utility Coupés (SUC), por exemplo, da Mercedes, são, em média, entre quatro e cinco anos mais novos que os clientes deste mesmo tipo de veículos, noutras marcas. Facto que não só faz descer a própria média de idades do cliente da marca da estrela, como contribuiu para aumentar o nível de desejabilidade, relativamente aos produtos do construtor.
De resto, a Strategic Vision também afirma que, os clientes dos SUV Coupés, da Mercedes e não só, são menos sensíveis ao preço, o que leva a que as marcas não tenham tanta preocupação com esse aspecto, no lançamento de novos produtos.
Ao mesmo tempo, os clientes dos SUC têm, igualmente, uma maior consciência e importância, da imagem que o automóvel lhes garante.
A força da imagem
"Mais do que outro coisa qualquer, os clientes dos SUC da Mercedes, preocupam-se com a imagem, com a importância de transmitirem uma boa imagem, ao volante do seu automóvel, mas também de sobressaírem entre os restantes", defende, em declarações ao Autoblog, o presidente da Strategic Vision, Alexander Edwards.
"Eles vêm, inclusivamente, o seu automóvel, como uma extensão deles próprios", acrescenta o mesmo responsável, frisando que, "de certa forma, é, um pouco, como o gamer ou jogador de consola ou computador, que vê o Avatar que criou, como uma extensão daquilo que acredita ser".
"Desta forma, além de verem o veículo como uma extensão de si mesmos, os clientes dos SUC pretendem, igualmente, que o seu automóvel seja uma imagem do seu sucesso", conclui Edwars.