Sabe o que leva as pessoas a comprar SUV Coupés? A Strategic Vision explica

Sabe por que razão continuamos a comprar SUVs e SUV-Coupés? A explicação surge pela Strategic Vision e (também) tem mesmo a ver com idade!

A questão continua a assolar muitas mentes: porque razão é que os consumidores continuam a comprar SUVs? E SUV-Coupés? A explicação surge, agora, pela voz da empresa de investigação e consultoria automóvel norte-americana, Strategic Vision, e, acredite ou não, (também) tem a ver com idade!

Depois de várias décadas em que, os sedans, foram os reis e senhores do mercado automóvel mundial, o surgimento dos SUV e crossovers acabou ditando a entrada numa nova era. Que, de resto, se mantém até hoje, e em que este tipo de propostas, continua a conquistar corações... e clientes.

LEIA TAMBÉM
Porsche Cayenne Coupé: Teste de imagem

Já mais recentemente e, em particular, nos segmentos mais altos, a moda dos SUV acabou "especializando-se" numa variante deste tipo de propostas, o SUV Coupé, modelos que procuram conjugar a postura mais aventureira dos primeiros, com a desportividade e sex-appeal dos segundos. Com a marcas como, por exemplo, a BMW e a Mercedes-Benz, a fazerem, inclusivamente, "escola", fruto da quantidade e derivações deste conceito.

Na perspectiva da empresa de investigação e consultadoria automóvel norte-americana, Strategic Vision, que há já vários anos procede à recolha de informações sobre o comércio automóvel, é já possível conceber alguns modelos, sobre o tipo de clientes que compra este tipo de produtos. Estratificando-os, inclusivamente, de acordo com a marca que adquirem.

O BMW X6 foi um dos primeiros promotores do segmento SUV Coupé
O BMW X6 foi um dos primeiros promotores do segmento SUV Coupé

Mais jovens, mas também menos preocupados com o preço

Assim e ainda de acordo com Strategic Vision, os clientes dos SUV e Sport Utility Coupés (SUC), por exemplo, da Mercedes, são, em média, entre quatro e cinco anos mais novos que os clientes deste mesmo tipo de veículos, noutras marcas. Facto que não só faz descer a própria média de idades do cliente da marca da estrela, como contribuiu para aumentar o nível de desejabilidade, relativamente aos produtos do construtor.

De resto, a Strategic Vision também afirma que, os clientes dos SUV Coupés, da Mercedes e não só, são menos sensíveis ao preço, o que leva a que as marcas não tenham tanta preocupação com esse aspecto, no lançamento de novos produtos.

O Mercedes-AMG GLC 43 Coupé é apenas um dos muitos SUV Coupés que a marca da estrela tem na sua gama
O Mercedes-AMG GLC 43 Coupé é apenas um dos muitos SUV Coupés que a marca da estrela tem na sua gama

Ao mesmo tempo, os clientes dos SUC têm, igualmente, uma maior consciência e importância, da imagem que o automóvel lhes garante.

A força da imagem

"Mais do que outro coisa qualquer, os clientes dos SUC da Mercedes, preocupam-se com a imagem, com a importância de transmitirem uma boa imagem, ao volante do seu automóvel, mas também de sobressaírem entre os restantes", defende, em declarações ao Autoblog, o presidente da Strategic Vision, Alexander Edwards.

"Eles vêm, inclusivamente, o seu automóvel, como uma extensão deles próprios", acrescenta o mesmo responsável, frisando que, "de certa forma, é, um pouco, como o gamer ou jogador de consola ou computador, que vê o Avatar que criou, como uma extensão daquilo que acredita ser".

Mais até do que os SUV, os SUV Coupé são, hoje em dia, encarados como um prolongamento do seu proprietário
Mais até do que os SUV, os SUV Coupé são, hoje em dia, encarados como um prolongamento do seu proprietário

"Desta forma, além de verem o veículo como uma extensão de si mesmos, os clientes dos SUC pretendem, igualmente, que o seu automóvel seja uma imagem do seu sucesso", conclui Edwars.