Tornado popular através de fabricantes como a Land Rover ou Volkswagen, o conceito do SUV Cabriolet nasceu, contudo, no seio de outra marca automóvel. Na realidade, a Porsche podia ter sido pioneira (também) neste segmento de nicho, mas acabou por abandonar o Cayenne Cabrio.
De há uns anos para cá, há um tipo de modelo com clara supremacia sobre todos os outros, pelo menos, no que às vendas diz respeito. Trata-se, naturalmente, do SUV, o qual já se desdobrou, entretanto, em várias configurações diferentes - existem SUVs pequenos, médios e até de 7 lugares, sendo que, houve, também, uma outra variante, que nunca teve o mesmo nível de sucesso: o SUV descapotável.
Apesar de actualmente existirem algumas propostas deste tipo, como é o caso do Volkswagen T-Roc Cabrio ou do Range Rover Evoque Cabrio, houve uma marca que teve esta ideia antes de todas as outras: a Porsche.
O Porsche Cayenne foi, juntamente com o Boxster, a tábua de salvação da Porsche, permitindo-lhe continuar a desenvolver modelos como o 911, e a depender menos deles para a sua sobrevivência.
LEIA TAMBÉM
Terceiro elemento da família Taycan. Porsche apresenta o Sport Turismo
Presentemente na sua terceira geração e vinte anos após o lançamento, este SUV da marca de Estugarda trouxe consigo várias novidades, recebendo, inclusive, versões diesel e híbridas.
No entanto, a maior experiência da marca, com este modelo, foi, sem dúvida, o Cayenne Cabrio. Variante que, segundo avança o Diariomotor, chegou a ser desenvolvida pelo fabricante de Zuffenhausen, tendo, mesmo, resultado num protótipo. O qual, porém, nunca chegou a passar à fase de produção.
De resto e sobre esse protótipo, ficaram as imagens que mostram uma frente igual à do modelo "fechado", conjugada com uma lateral que, essa sim, anunciava várias alterações, como é o caso do desaparecimento dos pilares B e das portas traseiras, opção acrescida de uma capota em lona.
Já a traseira, mostra, por sua vez, duas soluções estilísticas distintas, uma vez que a Porsche ainda não havia tomado uma decisão final.
Quanto às motorizações para este SUV Cabriolet da Porsche, os rumores apontam no sentido de que a marca de Zuffenhausen já teria tomado uma decisão, embora nunca tenha divulgado qualquer informação técnica, uma vez que guardou o projecto na gaveta. De resto, importa recordar que, a marca alemã, acabara, então, de lançar aquele que era o seu primeiro SUV, ele próprio, uma aposta com riscos, tendo em conta a tradição do fabricante.
No entanto, o tempo acabou por sentenciar positivamente o arrojo da marca alemã de desportivo, fazendo deste um dos modelos de maior sucesso do construtor, ao superar, já em 2020, a marca do um milhão de unidades produzidas. em 2020.
Número que, é certo, o icónico Porsche 911, por exemplo, também já ultrapassou... embora tenha necessitado de 53 longos anos, para o fazer!