SUV C10 da Leapmotor na Europa com extensor de autonomia

O Leapmotor C10 vai passar a estar disponível com um sistema de extensão de autonomia que permite percorrer mais de 950 quilómetros, incluindo cerca de 145 quilómetros em modo elétrico. Estreia europeia está agendada para o Salão Automóvel de Bruxelas, que se realiza em janeiro.

Após a estreia europeia do SUV elétrico C10 no Salão Automóvel de Paris, no passado mês de outubro, a Leapmotor anuncia o lançamento de uma versão deste modelo com tecnologia de extensão de tecnologia extensor, estando a apresentação agendada para o 101º Salão Automóvel de Bruxelas, que se realiza entre os dias 10 e 19 de janeiro na capital belga.

Denominada REEV (Range Extender Electric Vehicle), esta solução híbrida combina as vantagens de um veículo elétrico com as de um automóvel de combustão a gasolina e permite evitar as novas tarifas impostas pela União Europeia à importação de viaturas elétricas chinesas.

A linha motriz do Leapmotor C10 REEV compreende um motor elétrico com 215 cv (158 kW), um bloco a gasolina de 1,5 litros e uma bateria de 28,4 kWh que proporciona uma autonomia em modo elétrico até 145 quilómetros. O alcance combinado é superior a 950 quilómetros.

Em termos de consumo de combustível, a Leapmotor, marca chinesa participada pela Stellantis, anuncia um valor de 0,4 litros nos primeiros cem quilómetros e emissões de dióxido de carbono de 10 g/km.

Carrega 14,2 kWh em 18 minutos

O utilizador pode selecionar o seu “Modo de Energia” preferido através dos comandos rápidos do ecrã principal, otimizando o desempenho do veículo com base nas suas necessidades. Os modos disponíveis incluem opções para dar prioridade à condução elétrica ou aumentar a potência, conforme pretendido.

O C10 REEV suporta carregamentos em corrente alterna ou contínua, permitindo recuperar o nível de carga da bateria num curto espaço de tempo. Num posto rápido é possível carregar até 50% da capacidade da bateria em cerca de 18 minutos.

A Stellantis refere, em comunicado, que o Leapmotor C10 REEV é um “elemento-chave” da estratégia da marca para expandir a sua presença no mercado europeu. “A tecnologia inovadora do veículo e o seu preço competitivo tornam-no uma opção atrativa para os consumidores que procuram uma solução híbrida flexível e eficiente”, adianta o comunicado.

A Stellantiis considera que este modelo é particularmente “adequado para clientes que procuram os benefícios da condução elétrica, mas também exigem mais flexibilidade em termos de autonomia, uma comodidade proporcionada pela tecnologia de extensor de autonomia”.