O Superquadro Mono passou a ser o motor mais potente do mundo, com apenas um cilindro. Desenvolvido pela italiana Ducati, propriedade do Volkswagen Group, este inovador bloco só não terá o destino que gostaríamos...
A Ducati concebeu um novo motor monocilíndrico de estrada com 659 cc, o Superquadro Mono, que conta com distribuição desmodrómica, um sistema de abertura e fecho das válvulas que funciona por um gancho que faz abrir ou fechar a válvula por dois perfis de cames.
De acordo com a Ducati, o sistema permitiu desenvolver o motor monocilíndrico mais potente de sempre. Este propulsor é baseado no Superquadro de 1285 cc da 1299 Panigale e contém o ADN de corridas da Ducati num só cilindro. Conta com um limitador fixado nas 10 250 rpm.
Nenhum outro motor monocilindrico é capaz de atingir este regime e a potência é a mais elevada do segmento, de 77,5 cv cv às 9750 rpm, que pode aumentar até aos 85 cv com escape de competição.
"Herda o caráter desportivo do Superquadro e o sistema desmodrómico que permite acelerar mais rapidamente do que qualquer outra coisa e expressar-se em rajadas de aceleração realmente emocionantes, segundo reivindica a Ducati.
LEIA TAMBÉM
A combustão. Toyota garante que próximos motores serão revolucionários
A marca explica que o nome Superquadro deriva da relação curso-diâmetro que permite alcançar elevados regimes de rotação e o Mono deriva do motor 1299 Panigale. Deste herda a parte térmica, com pontos em comum no pistão, no desenho da câmara de combustão e o sistema desmodrómico, com grandes válvulas.