Numa época de pandemia, em que o transporte pessoal se apresenta como solução preferencial, esta poderia ser a solução ideal. Falamos de um projecto experimental, resultado de uma acção interna da Mazda, e que acabou dando origem à surpreendente 'Suitcase Car'.
Tudo aconteceu no início da década de 90 do século passado, altura em que o Mundo vivia um optimismo acentuado, resultado também do fim da Guerra Fria. E que, do outro lado do globo, mais concretamente em Hiroshima, Japão, resultava, igualmente, da excelente prestação comercial do então novo roadster Mazda MX-5, assim como da vitória da Mazda nas 24 Horas de Le Mans, com um carro equipado com motor rotativo.
Procurando aproveitar toda esta energia positiva, a Mazda despoletava, igualmente, dentro da empresa, a iniciativa 'Fantasyard', competição interna que teve lugar ente 1989 e 1991 e na qual equipas de diferentes departamentos apresentavam ideias criativas e "fora da caixa", de mobilidade.
A mala motorizada
Entre os muitos projectos apresentados durante esse período, a Mazda recorda, hoje em dia, o 'Suitcase Car', uma espécie de mala motorizada com três rodas, na altura pensada como uma solução de locomoção dentro dos aeroportos.
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Imaginada por um conjunto de sete engenheiros da unidade de testes e pesquisa de transmissões manuais, a Mazda concedeu, então, um pequeno budget à equipa, para que pudessem dar vida à sua visão. Algo que fizeram, começando por adquirir uma motorizada em miniatura, também conhecida como 'Pocket Bike', assim como a maior mala de estrutura dura que conseguiram encontrar no mercado.
Com algumas peças dessa mini-motorizada, entre as quais o seu motor a dois tempos de 34 centímetros cúbicos, e uma mala Samsonite de 57 por 75 centímetros, os engenheiros construíram um veículo que apenas demora um minuto a montar, já que basta girar o conjunto da roda dianteira com o guiador e travões, para uma posição vertical. Fazendo-os sair, em seguida, através de uma tampa amovível na mala, ao mesmo tempo que se encaixa no exterior as rodas traseiras e se coloca o banco em cima do eixo traseiro.
Segundo os seus criadores e apesar dos 32 kg de peso, o motor de 17 cv conseguiria levar esta engenhoca a atingir velocidades máximas de 30 km/h!
A aplicação nos veículos do dia-a-dia
Ao contrário do que se poderá imaginar, a verdade é que este projecto, garante o fabricante, acabou contribuindo para aquilo que é o ADN Mazda, hoje em dia, nomeadamente, fruto da diversão que proporcionava ao volante, devido ao baixo centro de gravidade, parecido ao de um kart, mas também ao do Mazda MX-5. Além de canalizar o espírito inventivo daquele que foi o primeiro veículo de produção da empresa, o Mazda-Go, popular veículo de três rodas, lançado pela primeira vez em 1931.
Embora nunca tenha passado à produção, desde logo devido à pouca funcionalidade, a Mazda ainda fabricou mais dois exemplares do 'Suitecase Car', destinados a demonstrações nos EUA e na Europa, , tendo a unidade europeia tido honras de exposição no Salão Internacional de Frankfurt de 1991, lado a lado com o Mazda 787B vencedor de Le Mans.
Hoje em dia, apenas o exemplar usado nos EUA ainda existirá, já que o "Suitcase Car" original terá sido "destruído acidentalmente". Quanto à réplica europeia, desapareceu em "circunstâncias desconhecidas", afirma a Mazda.