Embora, hoje em dia, praticamente ausente das estradas portuguesas, a verdade é que a Subaru continua o seu caminho. Agora, com o revelar da quinta geração do icónico WRX, o qual estreia, além de uma nova plataforma e motor, muitas outras novidades. Mas, infelizmente, sem qualquer previsão de regresso a Portugal...
Dando continuidade a todo um passado glorioso fundamentado, em grande parte, nos ralis, o novo Subaru WRX começa por evoluir o já conhecido quatro cilindros turbo, que passa da anterior cilindrada 2.0, para 2,4 litros. O qual anuncia 275 cv de potência (+ 3 cv) e 349 Nm de binário, logo a partir das 2.000 rpm e até às 2.500 rpm.
A somar ao novo bloco, uma transmissão, que tanto pode ser manual, de seis velocidades, como a Subaru Performance Transmission, uma caixa CVT de oito velocidades, com patilhas no volante, que faz chegar a potência às rodas, através do já conhecido sistema de tracção integral da marca japonesa.
E se a evolução do propulsor poderá saber a pouco, nomeadamente, em termos de potência, melhorias significativas traz a nova plataforma Subaru Global Platform, a começar no facto da rigidez torcional ter sido melhorada em 28%, o mesmo acontecendo com a suspensão, 75% mais firme do que até aqui. Facto que acabou conduzindo, igualmente, a uma menor distância ao solo.
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A par destas novidades, a montagem, ainda, de uma barra estabilizadora atrás, ao invés das até aqui utilizadas subestruturas.
Design evolutivo e uma nova versão
Passando a exterior, a estreia de novas ópticas dianteiras em LED, conjugadas com a já tradicional grelha frontal hexagonal Subaru, embora maior do que no antecessor, e a que se junta, ainda, um capot com a tradicional entrada de ar, a procurar enfatizar a largura do modelo. Sendo que, nos pára-lamas dianteiros, a utilização de alumínio contribui para uma redução de 2,5 kg no peso total do veículo.
Finalmente, atrás, uma iluminação também renovada e que a Subaru diz brilhar como se fosse magma vulcânico.
Entretanto, marca nipónica decidiu introduzir, igualmente, um novo nível de equipamento, denominado GT, e que, além de disponível apenas com caixa CVT, possui ainda amortecedores controlados electronicamente, com três modos específicos: Comfort, Normal e Sport. E que é conjugado com um novo Drive Mode Select, capaz de fornecer ao condutor um total de 430 opções (!) de personalização distintas.
Ainda na versão GT, a presença de jantes em cinza fosco de 18", ao invés das opções de 17 e 18", propostas nas restantes versões, além de e já no interior, bancos Recaros exclusivos com regulação elétrica, revestidos a Ultrasuede preto com costuras contrastantes em vermelho.
Também nas restantes versões, não somente um layout totalmente novo, como um ecrã central de 11,6", parte do sistema de infoentretenimento, e com Android Auto e Apple CarPlay integrados. Assim como com conectividade Bluetooth, além da tecnologia EyeSight Driver Assist da própria Subaru.
Entre os opcionais, a possibilidade de instalação de um sistema de som Harman Kardon, com 11 altifalantes.
Embora com esta nova geração ainda sem preço conhecido, muitos serão os fãs do Subaru WRX que continuarão, no entanto, a aguardar pela apresentação da versão mais procurada, STI. Relativamente à qual os rumores falam na possibilidade de ser desvendada, apenas durante o próximo verão de 2022.