Hoje em dia com pouca expressão no mercado europeu, devido às limitações impostas pelas emissões, a Subaru prepara, no entanto, uma nova ofensiva na Europa, agora, com um SUV elétrico, baseado numa plataforma específica para veículos elétricos, desenvolvida em parceria.
O anúncio foi feito pela própria Subaru, acrescentando que o novo modelo deverá ser lançado no mercado ainda durante a primeira metade desta década, embora a intenção da marca japonesa seja desvendar esta nova proposta, já durante o próximo ano.
De salientar, ainda, que esta nova e primeira proposta 100% elétrica, será um SUV, com dimensões exteriores semelhantes às do atual Forrester.
Quanto ao nome e porque se trata de um modelo construído com base numa plataforma totalmente nova, os media japoneses avançam que este SUV estreará, igualmente, um novo nome. A qual, de acordo com as mesmas fontes, poderá ser Evoltis.
Quanto à plataforma, a Subaru revela que a escolha recairá na nova solução desenvolvida em conjunto com a Toyota, especificamente para acomodar motorizações elétricas, e que, no gigante nipónico, adopta o nome de e-TNGA.
LEIA TAMBÉM
Com boxer de 230 cv. Segunda geração do Subaru BRZ apresentada
Aliás e segundo anunciou já a Toyota, esta nova base será altamente escalável, o que facilitará a sua utilização em diferentes tipos e dimensões de veículos, sejam eles tracção dianteira, traseira ou integral. O mesmo acontecendo no que às baterias diz respeito.
O anúncio agora feito pela Subaru surge já depois de, tanto a pequena marca nipónica, como a gigante Toyota, terem confirmado a intenção de desenvolverem, em conjunto, um novo SUV elétrico, de dimensões semelhantes às do Toyota RAV4, durante o próximo ano. Sendo que, só a Toyota, tem previsto lançar seis novos modelos, com base nesta mesma plataforma.
Por confirmar fica, assim e apenas, se o futuro Subaru EV agora anunciado, será o "irmão-gémeo" do Toyota atrás citado. Até porque, apesar do anúncio, a Subaru não revelou qualquer dado técnico relativo a este novo SUV elétrico, preferindo adiar para 2021 qualquer informação deste tipo.
Recorde-se que, ainda no início deste ano, a Subaru deu a conhecer um novo concept de propulsão elétrica, o qual deverá antever aquelas que serão as linhas do futuro SUV EV.
Ao mesmo tempo e numa altura em que a marca tem já em comercialização versões Mild-Hybrid do Impreza, XV e Forrester, enquanto primeiro passo rumo à eletrificação plena, a Subaru assume, também, querer que, até 2030, pelo menos 40% das suas vendas sejam híbridos ou elétricos.