Numa altura em que a Inteligência Artificial (IA) está na ordem do dia, um dos gurus da Tecnologia, Steve Wozniak, co-fundador da Apple juntamente com Steve Jobs, acaba de desferir um verdadeiro murro no estômago da empresa fundada por Elon Musk, ao afirmar que, "se querem perceber como a IA pode funcionar mal, comprem um Tesla!".
Questionado, durante o programa 'This Morning' da CNN, sobre a Inteligência Artificial (IA) em geral, isto numa altura em que o chamado "Padrinho da IA" decidiu deixar a Google, para poder, livremente, alertar a sociedade para os perigos da tecnologia, o co-fundador da Apple acabou apontado a mira à Tesla e às suas promessas de condução autónoma. Garantindo que, aquilo que foi anunciado pelo fabricante automóvel, "não chega nem perto da realidade".
"Eu acreditei quando ele [Elon Musk] garantiu que, até ao fim do ano de 2016, um Tesla seria capaz de atravessar os EUA sozinho", começou por afirmar Wozniak, recordando que, "a partir desse momento, senti-me impelido a comprar um. Mas a verdade é que o prometido não aconteceu e eu pude dizer-lhe que nunca iria acontecer. Contudo, a resposta dele foi: sabes, temos um novo modelo, com oito câmaras, que, esse sim, irá percorrer o país, até ao fim de 2017".
Recordando aquela que é a realidade atual, o antigo parceiro de Steve Jobs acabou a sua intervenção com a "machada final", ao afirmar que, "se alguém quiser fazer um estudo sobre a IA, a forma como pode funcionar mal, e colocando, inclusivamente, em perigo a vida das pessoas, então compre um Tesla!". Afirmação que, refere o site InsideEVs, que também divulga o vídeo que aqui reproduzimos, acabou causando risos nos restantes elementos presentes no estúdio, com um dos apresentadores a reagir, inclusivamente, com expressivo "Uau!", quase como tivesse sido atingido com um murro no estômago.
No entanto, também não foram só más palavras que Steve Wozniak dedicou ao dono da Tesla. Com o co-fundador da Apple a revelar que, não conhecendo Musk pessoalmente, admira alguns feitos alcançados por este, como é o caso de ter conseguido que as pessoas passassem a comprar veículos elétricos.
LEIA TAMBÉM
Elon Musk pede pausa nos sistemas de inteligência artificial
Ainda assim, também esse feito acabou ofuscado, segundo Wozniak, pelas inúmeras vezes em que, tanto Musk, como a Tesla, foram acusados de exagerar nas capacidades do seu sistema de condução autónoma.
Aliás e a terminar, vale a pena recordar que Steve Wozniak já havia descrito, em ocasiões anteriores, o Autopilot da Tesla como "enganador" e "perigoso".