Apesar dos prejuízos. Stellantis quer manter a Maserati

Depois do CEO ter admitido a possibilidade de desfazer-se das marcas não-rentáveis, eis que a Stellantis descarta agora a venda da Maserati.

Depois do seu CEO ter admitido a possibilidade de desfazer-se das marcas que têm acumulado, nos últimos tempos, prejuízos, a Stellantis veio agora desmentir, de forma oficial, os rumores sobre uma possível venda da Maserati. Garantindo, pelo contrário, estar comprometida com o futuro da marca italiana.

Confrontada com as réplicas das declarações do seu CEO, Carlos Tavares, também em entrevista à Automotive News Europe, a Stellantis sentiu necessidade de responder aos rumores sobre uma possível venda da Maserati. Confirmando, sim, a manutenção da marca italiana no seu departamento de luxo, mesmo com o prejuízo gerado por esta, no primeiro semestre de 2024.

Depois do aviso deixado por Carlos Tavares, foi a própria Stellantis que, pela via oficial, procurou sossegar as hostes. Pelo menos e para já, na Maserati...
Depois do aviso deixado por Carlos Tavares, foi a própria Stellantis que, pela via oficial, procurou sossegar as hostes. Pelo menos e para já, na Maserati...

Relembrar que, na base desta tomada de posição, da parte do quarto maior construtor mundial de automóveis, esteve a anunciada possibilidade do grupo poder vir a desfazer-se das suas marcas não rentáveis, devido a resultados financeiros no primeiro semestre de 2024 que, segundo anunciou o próprio Tavares, representaram uma quebra acentuada de 48% nos lucros,  com um valor na casa dos 5.6 mil milhões de euros.

A par destes valores globais, a própria Maserati anunciou perdas de 82 milhões de euros, entre janeiro e junho deste ano, com as vendas globais a caírem mais de 50%, para um total de 6 500 unidades vendidas.

LEIA TAMBÉM
À atenção dos rivais. Stellantis admite abrir mão das marcas que dão prejuízo

Consequência destes resultados, alguns analistas afirmaram que a venda da marca italiana poderia estar para breve. Contudo, outras marcas, tais como a Lancia e a DS, também estariam em risco de ser excluídas da Stellantis, devido às igualmente baixas vendas geradas por ambos os emblemas.

O portfólio do gigante europeu inclui as marcas europeias Peugeot, Citroën, Fiat, Alfa Romeo e Opel, assim como as americanas Jeep, Dodge e Chrysler. A Stellantis detém ainda 21% da empresa chinesa Leapmotor, comprada por 1,5 mil milhões de euros em outubro de 2023.

Quanto à Maserati, conta, atualmente, com uma gama da qual fazem parte os SUV Grecale e Levante, as berlindas Quattroporte e Ghibli, o coupé Granturismo, o cabrio Grancabrio e o superdesportivo MC20. Destes, apenas o Quattroporte e o MC20 não contam, para já, com versões elétricas.