Concretizada a joint-venture entre as duas companhias, a Stellantis prepara-se para dar início a uma nova fase desta parceria, com a comercialização, na Europa, de dois modelos do fabricante chinês de veículos elétricos Leapmotor: o citadino T03 e o SUV C10. Já a partir de setembro!
Depois de ter pago 1,3 mil milhões de libras (pouco mais de 1,6 mil milhões de euros) por uma participação de 21% na empresa chinesa, a Stellantis dá, assim, um primeiro passo na concretização de uma das vertentes do negócio, os direitos de exportação exclusiva de modelos da Leapmotor para a Europa.
Segundo avança a Automotive News Europe, o citadino T03 e o SUV C10 serão os primeiros de uma vaga de modelos do construtor chinês, destinados à exportação, que a Stellantis pensa comercializar no Velho Continente. Sendo que, a partir daí, o objectivo passa por lançar, "pelo menos, um novo modelo todos os anos, durante os próximos três anos".
De resto e ainda segundo as mesmas fontes, a Leapmotor International, joint-venture resultante do acordo entre as duas companhias, pretende também criar, até ao final de 2024, uma rede de 200 concessionários na Europa. Através dos quais passará a vender os seus modelos aos consumidores europeus.
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Concretizado este objectivo, a empresa tem como metas entrar nos mercados da Índia e Ásia-Pacífico, Médio Oriente, África e América do Sul.
Com Tesla e Dacia na mira
Quanto aos dois modelos que vão liderar esta ofensiva europeia, o C10 é um SUV de cinco lugares concorrente do Tesla Model Y, que, produzido na fábrica da Leapmotor em Hangzhou, leste da China, reivindica uma autonomia de 420 km, a par de uma potência de 231 cv.
Já o citadino T03, com apenas 3,62 metros de comprimento, 100 cv de potência e uma autonomia de 265 km, números que fazem dele um rival do Dacia Spring, o mais certo é que, aquela que será a versão destinada à Europa, venha a ser produzida na Polónia. Mais concretamente, na mesma fábrica onde a Stellantis monta o Fiat 500 a combustão e de onde também saem já o Jeep Avenger ou o Fiat 600e.
Quanto a preços e embora, para já, não existam montantes precisos, as informações existentes apontam no sentido de que o T03 possa vir a ser mais barato, inclusive, que o Spring, aproveitando também o facto de ser produzido no Velho Continente.
Já o C10, que na China custa qualquer coisa como 21 mil euros, será, na Europa, garantidamente mais caro.
Ainda sobre estas duas propostas, a Stellantis afirma encará-los como "complementares" à oferta de elétricos que detém atualmente, descartando, por isso, a possibilidade de virem a substituir alguma das propostas disponibilizadas, atualmente, pelas suas restantes marcas.