Stellantis é o primeiro grupo europeu a apostar na troca rápida de baterias

Até aqui uma tecnologia quase exclusivamente chinesa, a troca rápida de baterias acaba de chegar também à ocidental Stellantis. Saiba como

Até aqui uma tecnologia quase exclusivamente chinesa, a troca rápida de baterias acaba de chegar também à ocidental Stellantis e, mais concretamente, através de uma parceria com a empresa norte-americana Ample. Cuja primeira aplicação terá como protagonista o popular Fiat 500e.

O anúncio foi feito através de comunicado conjunto da Stellantis e da tecnológica Ample, em que é explicitado que as duas empresas vão trabalhar em conjunto com vista à aplicação da solução modular de troca de baterias da empresa norte-americana, em veículos elétricos a bateria da Stellantis.

Uma vez concluída esta etapa, o fabricante automóvel liderado pelo português Carlos Tavares elaborará uma frota de 100 veículos Fiat 500e, equipados com a referida tecnologia, e que deverão começar a operar, ainda em 2024, ao serviço da operadora de car-sharing Free2Move, em Madrid, Espanha.

O Fiat 500e será o primeiro modelo do grupo Stellantis a beneficiar da tecnologia de troca rápida de baterias
O Fiat 500e será o primeiro modelo do grupo Stellantis a beneficiar da tecnologia de troca rápida de baterias

Ainda segundo as empresas, estes carros deverão estar aptos para trocas de bateria em menos de cinco minutos.

Referir que as baterias modulares a utilizar nestes carros foram concebidas como um substituto imediato daquela que é a bateria original do 500e, embora a Ample garanta que as suas baterias poderão ser utilizadas em qualquer elétrico da Stellantis, sem que, para tal, seja necessário ao fabricante proceder a quaisquer alterações naquelas que são as suas plataformas atuais.

LEIA TAMBÉM
Para EVs "duráveis e acessíveis". Stellantis vai produzir baterias LFP com a CATL

"A parceria com a Ample é mais um exemplo de como a Stellantis está a explorar todos os caminhos capazes de permitir liberdade de mobilidade aos nossos clientes de veículos elétricos", afirma, no mesmo comunicado, o vice-presidente sénior da Unidade de Negócios de Carregamento e Energia da Stellantis, Ricardo Stamatti.

"Além de outros projetos nos quais estamos focados, a solução Modular Battery Swapping da Ample dá-nos a oportunidade de oferecer aos nossos clientes maior eficiência energética, excelente desempenho e menor ansiedade de autonomia", defende o mesmo responsável, assumindo que "estamos ansiosos para começar a executar o programa inicial com nosso Fiat 500e."

Uma estação em três dias, uma troca de bateria em 5 min

Ainda sobre a sua tecnologia, a Ample garante conseguir montar uma estação de troca de baterias em apenas três dias.

https://youtu.be/OlGfkigXRfc?si=_R16dTPvAN6XIq_0

Quanto à troca das baterias nos veículos, é feita de forma automática, com recurso a uma aplicação instalada num dispositivo móvel, sendo que, a própria infrestrutura consegue reconhecer o veículo, assim que este se aproxima.

A Ample diz, ainda, que o serviço pode ser disponibilizado por assinatura, contribuindo para a redução do custo inicial total de um veículo elétrico.

O impulsionador NIO

Recorde-se que, até aqui, o fabricante automóvel chinês NIO era um dos poucos a apostar declaradamente na tecnologia de troca de baterias, que assumiu pretender implementar também na Europa. Numa primeira fase, através da construção de 120 estações de troca.

A NIO tem sido um dos principais impulsionadores da tecnologia de troca rápida de baterias
A NIO tem sido um dos principais impulsionadores da tecnologia de troca rápida de baterias

Entretanto, o grupo automóvel chinês Geely, proprietário de marcas como a Volvo, a Polestar ou a Zeekr, celebrou, recentemente, um acordo de parceria com a NIO, visando, precisamente, a aplicação da tecnologia de troca de baterias, nos veículos elétricos das suas várias marcas.