Até aqui uma tecnologia quase exclusivamente chinesa, a troca rápida de baterias acaba de chegar também à ocidental Stellantis e, mais concretamente, através de uma parceria com a empresa norte-americana Ample. Cuja primeira aplicação terá como protagonista o popular Fiat 500e.
O anúncio foi feito através de comunicado conjunto da Stellantis e da tecnológica Ample, em que é explicitado que as duas empresas vão trabalhar em conjunto com vista à aplicação da solução modular de troca de baterias da empresa norte-americana, em veículos elétricos a bateria da Stellantis.
Uma vez concluída esta etapa, o fabricante automóvel liderado pelo português Carlos Tavares elaborará uma frota de 100 veículos Fiat 500e, equipados com a referida tecnologia, e que deverão começar a operar, ainda em 2024, ao serviço da operadora de car-sharing Free2Move, em Madrid, Espanha.
Ainda segundo as empresas, estes carros deverão estar aptos para trocas de bateria em menos de cinco minutos.
Referir que as baterias modulares a utilizar nestes carros foram concebidas como um substituto imediato daquela que é a bateria original do 500e, embora a Ample garanta que as suas baterias poderão ser utilizadas em qualquer elétrico da Stellantis, sem que, para tal, seja necessário ao fabricante proceder a quaisquer alterações naquelas que são as suas plataformas atuais.
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"A parceria com a Ample é mais um exemplo de como a Stellantis está a explorar todos os caminhos capazes de permitir liberdade de mobilidade aos nossos clientes de veículos elétricos", afirma, no mesmo comunicado, o vice-presidente sénior da Unidade de Negócios de Carregamento e Energia da Stellantis, Ricardo Stamatti.
"Além de outros projetos nos quais estamos focados, a solução Modular Battery Swapping da Ample dá-nos a oportunidade de oferecer aos nossos clientes maior eficiência energética, excelente desempenho e menor ansiedade de autonomia", defende o mesmo responsável, assumindo que "estamos ansiosos para começar a executar o programa inicial com nosso Fiat 500e."
Uma estação em três dias, uma troca de bateria em 5 min
Ainda sobre a sua tecnologia, a Ample garante conseguir montar uma estação de troca de baterias em apenas três dias.
Quanto à troca das baterias nos veículos, é feita de forma automática, com recurso a uma aplicação instalada num dispositivo móvel, sendo que, a própria infrestrutura consegue reconhecer o veículo, assim que este se aproxima.
A Ample diz, ainda, que o serviço pode ser disponibilizado por assinatura, contribuindo para a redução do custo inicial total de um veículo elétrico.
O impulsionador NIO
Recorde-se que, até aqui, o fabricante automóvel chinês NIO era um dos poucos a apostar declaradamente na tecnologia de troca de baterias, que assumiu pretender implementar também na Europa. Numa primeira fase, através da construção de 120 estações de troca.
Entretanto, o grupo automóvel chinês Geely, proprietário de marcas como a Volvo, a Polestar ou a Zeekr, celebrou, recentemente, um acordo de parceria com a NIO, visando, precisamente, a aplicação da tecnologia de troca de baterias, nos veículos elétricos das suas várias marcas.