Para DS, Peugeot, Jeep e Opel. Stellantis aumenta produção do novo motor M3

A Stellantis acaba de anunciar a intenção de aumentar a produção do novo motor elétrico M3 na fábrica francesa de Trémery.

Numa altura em que o mercado direcciona grande parte dos esforços no sentido da mobilidade totalmente elétrica, o grupo ítalo-americano Stellantis, proprietário de mais de uma dezena de marcas automóveis, anunciou a intenção de aumentar a produção dos novos motores elétricos M3, na sua fábrica de Trémery. Objectivo: atingir o um milhão de unidades produzidas por ano, já em 2024.

Unidade de produção que resulta de uma joint-venture entre a Nidec Leroy-Somer Holding e a Stellantis, a fábrica de Trémery, na região francesa de Lorraine, ganha assim importância acrescida nos esforços do grupo ítalo-americano para que, todos os automóveis de passageiros das marcas do fabricante, vendidos na Europa, em 2030, sejam elétricos.

"O nosso compromisso de liderar o setor automóvel na luta contra as alterações climáticas reflete-se em cada uma das nossas instalações, apoiando os nossos colaboradores no próximo passo na aventura elétrica", comenta, no mesmo comunicado, o CEO da Stellantis, o português Carlos Tavares. Acrescentando que, "o controlo da nossa cadeia de valor na eletrificação assegurará a nossa independência tecnológica no contexto de crises económicas e geopolíticas, ao mesmo tempo que atenua o impacto desta mudança dramática nas nossas instalações e empregados, particularmente em França".

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, na fábrica francesa de Trémery
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, na fábrica francesa de Trémery

Recordar, de resto, que a Stellantis possui um total de 12 fábricas em França, nas quais investiu, ao longo dos últimos quatro anos, dois mil milhões de euros. Sendo também daí que saem um total de 12 modelos elétricos - os Peugeot e-308 berlina, e-308 SW e e-408, de Mulhouse; os Peugeot e-3008 e e-5008, de Sochaux; o futuro SUV elétrico Citroën, de Rennes; os novos DS 3 e-Tense e Opel Mokka Electric, de Poissy; e, finalmente, os comerciais Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy, Opel e Vauxhall Vivaro-e e Fiat e-Scudo, além do Toyota Proace Electric, de Hordain.

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Entretanto e já a partir de janeiro de 2023, os futuros DS 3 e-tense, Peugeot e-208, Jeep Avenger, e Opel Mokka Electric, passam a beneficiar do novo motor elétrico M3 fabricado em Trémery, com 156 cv e 260 Nm de binário, e que, em conjunto com uma nova bateria, deverá permitir aos modelos oferecerem autonomias acima dos 400 quilómetros.

A partir daí, esta mesma solução acabará por estender-se às futuras gerações dos diferentes modelos elétricos das marcas da Stellantis, concluiu o grupo automóvel no mesmo comunicado.

O motor eléctrico M3
O motor eléctrico M3